Notícias



Linhas de crédito para pequenos e microempreendedores são listadas em documento

Vereador João Clemente (PSDB) requisitou dados para fomentar retomada econômica no município

1116


Em dezembro de 2021, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento nº 1.119/2021, solicitando à Prefeitura informações referentes à criação, pelo Governo Federal, de linhas de crédito desburocratizadas voltadas para pequenos e microempreendedores (MPEs).

Na ocasião, o parlamentar justificou a requisição das informações, afirmando que o documento tinha como objetivo “fomentar a retomada plena, pujante e perene da economia em função da pandemia de Covid-19, além de propor um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, como erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais, implementação de educação de qualidade, de trabalho decente, do crescimento econômico e do consumo e produção responsáveis e sustentáveis”.

Em resposta, a Prefeitura anexou cópia do Despacho da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), juntamente com Nota Técnica da Secretaria de Inovação e Micro e Pequenas Empresas do Governo Federal.

No documento, o Ministério da Economia informa a atuação da Coordenação-Geral de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (CGMPE), voltada à adoção de medidas que promovam e simplifiquem o acesso aos programas de crédito destinado às MPEs, conforme o Decreto nº 9.745, de 8 de abril de 2019, alterado por meio do Decreto nº 10.366, de 22 de maio de 2020.

“Entre as medidas conduzidas nesta CGMPE, temos o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), na modalidade Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), instituído por meio da Lei nº 14.042, de 19 de agosto de 2020, com o objetivo de apoiar pequenas e médias empresas (PMEs), associações, fundações de direito privado e cooperativas, excetuadas as cooperativas de crédito, na obtenção de crédito, ajudando-as assim a atravessar a crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19”, disse o coordenador-geral do CGMPE, Marco Aurélio Mota Loureiro.

Loureiro enumerou concessões e garantias que visam a manter a saúde financeira das MPEs e a preservar os empregos e a renda de milhares de brasileiros, como a melhoria das condições do crédito, com taxas de juros menores que as usuais no mercado e prazos de carência maiores.

“Há também o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), instituído por meio da Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, uma política oficial de crédito de caráter permanente, objetivando dar continuidade ao auxílio destinado às MPEs na retomada econômica pós pandemia”.

“Destacamos ainda que o Governo Federal possui o Portal do Empreendedor, onde ao acessar a aba ‘CRED+’, o empreendedor encontrará um serviço que busca facilitar o acesso dos MEIs e das MPEs a diversas soluções financeiras para auxiliá-las no seu crescimento. Por meio desse serviço, o empreendedor pode consultar todas as linhas de crédito disponíveis no mercado que possam atender ao seu segmento. O empreendedor elabora uma solicitação de crédito, diretamente no Portal, que é direcionada eletronicamente às instituições selecionadas por ele, juntamente com o conjunto de dados e documentos necessários à análise do pleito, incluindo o faturamento fiscal validado junto à Secretaria Especial da Receita Federal (RFB), por meio da ferramenta ‘Compartilha RFB’, disponível do portal e-CAC”, concluiu o coordenador-geral.


Publicado em: 27 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Política Municipal de Incentivo ao Airsoft é aprovada na Câmara de Araraquara

11 de fevereiro de 2026

  Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...



Projeto aprovado pela Câmara amplia proteção a crianças e adolescentes

11 de fevereiro de 2026

A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...



Câmara aprova reclassificação de bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes

11 de fevereiro de 2026

Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...



Iracema Nogueira (13/02)

11 de fevereiro de 2026

O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...



Unidade Melhado

11 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...



Prouni 2026 (Até 13/02)

11 de fevereiro de 2026

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!