Publicado por: Foto: Valdecir Galor/SMCS
1158
A manutenção das calçadas de prédios públicos municipais e a fiscalização de calçadas de imóveis privados são temas da Indicação nº 4705/2025, enviada à Prefeitura pela Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos (composta pelos vereadores Paulo Landim (PT), Marcão da Saúde (MDB) e Geani Trevisóli (PL)), juntamente com os vereadores Michel Kary (PL) e João Clemente (Progressistas).
“O envelhecimento da população é um tema urgente, e precisamos preparar a cidade de Araraquara para assegurar e garantir o envelhecimento com dignidade. Nesse sentido, as calçadas e o passeio público são partes essenciais da infraestrutura urbana e desempenham um papel fundamental na promoção da mobilidade segura e eficiente para todos os cidadãos”, destaca Paulo Landim.
De acordo com o documento, “muitas das calçadas que cercam prédios públicos municipais estão em condições precárias, o que representa um risco significativo para as pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos e pessoas com deficiência”. A falta de manutenção compromete a mobilidade e o acesso aos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e assistência social, argumentam os vereadores.
A Indicação solicita o nivelamento e reparo das calçadas danificadas ou irregulares, a adequação de rampas de acesso e instalação de sinalização tátil, o reforço da sinalização de acessibilidade e atenção especial à largura das calçadas.
As ações devem contribuir para a diminuição de quedas e acidentes e para a passagem de cadeirantes, pessoas com deficiência visual ou que estejam utilizando carrinhos de bebê ou dispositivos de apoio à locomoção.
Os parlamentares solicitam, ainda, a fiscalização de calçadas de imóveis privados, mencionando o artigo 6º do Código de Posturas do Município, que aborda a responsabilidade dos moradores na conservação do passeio público em frente ao imóvel onde residem.
“As calçadas, quando bem cuidadas e acessíveis, não contribuem apenas para a mobilidade, mas também para a inclusão social de todos os cidadãos, de forma democrática, além de evitar acidentes”, complementa Landim.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...
Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis. Futebol fem...
No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves...
Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...
Em ato no Gabinete da Presidência, Raoni Gustavo Mauro foi empossado como novo servidor público da Câmara Municipal de Araraquara. Ele foi aprovado em concurso público para o cargo de analista em g...
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza na segunda-feira, 1º de dezembro, uma ação especial de testagem rápida gratuita para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, das 9h30 às...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.