Notícias



Metade das araraquarenses é mãe com menos de 21 anos

Dado integra pesquisa sobre 'Maternidade e Condições de Vida da Mulher' divulgada na Câmara

829


O aumento significativo do número de mães com menos de 21 anos é uma das constatações do Núcleo de Estudos sobre Situações de Violência e Políticas Alternativas (Nueva) do Departamento de Sociologia da FCL da Unesp de Araraquara, que divulgou dados da pesquisa “Maternidade e Condições de Vida da Mulher” na noite da segunda-feira (2), no Plenário da Câmara. A apresentação foi feita pelo cientista social José dos Reis Santos Filho e pela Mestre em Psicologia e Sociedade Tatiana Machado Silva.

 

Formaram a mesa principal o presidente da Câmara, vereador Elias Chediek (PMDB), a vereadora Edna Martins (PV), a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Araraquara, Regina Chediek, e a coordenadora executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Geani Trevisóli, representando o prefeito Marcelo Barbieri.

 

Regina destacou que a atividade abre a programação comemorativa ao mês da mulher na cidade (cuja programação está disponível nos sites da Prefeitura e da Câmara Municipal) e lembrou que a atualização dessas informações foi uma reivindicação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Araraquara.

 

Reis explica que o trabalho é, na verdade, a atualização de uma pesquisa realizada em 2010, agora com dados de 2014. “Obedece os mesmos parâmetros de trabalho daquela ocasião, mas alguns tópicos foram acrescentados. A maternidade, por exemplo, ficou de fora em 2010”, completa o pesquisador. Ele informa ainda que na pesquisa completa foram feitas cerca de 100 perguntas distribuídas em 11 módulos sobre diferentes aspectos e condições de vida da mulher araraquarense. De acordo com os dados levantados, o número de mulheres entre 16 e 69 anos com filhos diminuiu apenas 1% entre 2010 e 2014. Mas levando em consideração o crescimento demográfico do município, isso representa 4,6 mil mulheres a mais com pelo menos um filho. A pesquisa revela ainda que entre 2010 e 2014 o percentual de mulheres que tiveram apenas um filho diminuiu em cerca de 3%. No mesmo período, o grupo que possui dois filhos teve uma queda ainda mais acentuada: seis pontos. O de três filhos, por sua vez, cresceu em 5%. O de quatro aumentou em 3% e o de cinco ou mais em 1%.

 

Sobre este tema, o que surpreendeu os pesquisadores foi o aumento da participação do grupo mulheres com até 16 anos: crescimento de quase 9%. Além disso, quase 50% das mulheres entrevistadas tiveram seus filhos com menos de 21 anos.

 

Outro dado importante para os estudiosos é a queda no número de filhos entre mulheres com menos de 29 anos e mais de 21. “No sentido contrário, as mulheres situadas no intervalo 30 anos ou mais cresceu ligeiramente”, constata ao documento. A pesquisa aborda ainda o desejo e a realidade das gestantes em relação ao parto normal e à cesárea, locais onde as mães tiveram seus bebês entre outros assuntos afins.

 

O conteúdo completo da pesquisa divulgada na segunda-feira está disponível no site da Câmara. Reis avisa que novas informações serão acrescentadas ao atual estudo, com referências, por exemplo, a grau de instrução e classe social das mulheres entrevistas.


Publicado em: 03 de março de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 16/01

16 de janeiro de 2026

Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...



Agenda Esportiva – 16/01

16 de janeiro de 2026

Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...



Nova CNH

16 de janeiro de 2026

Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...



Inscrições Cuca (até 31/01)

16 de janeiro de 2026

O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...



Portal Trampolim (até 18/01)

16 de janeiro de 2026

O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...



Indicação cobra adequação urgente do piso salarial de agentes da saúde

16 de janeiro de 2026

Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!