385
O aumento significativo do número de mães com menos de 21 anos é uma das constatações do Núcleo de Estudos sobre Situações de Violência e Políticas Alternativas (Nueva) do Departamento de Sociologia da FCL da Unesp de Araraquara, que divulgou dados da pesquisa “Maternidade e Condições de Vida da Mulher” na noite da segunda-feira (2), no Plenário da Câmara. A apresentação foi feita pelo cientista social José dos Reis Santos Filho e pela Mestre em Psicologia e Sociedade Tatiana Machado Silva.
Formaram a mesa principal o presidente da Câmara, vereador Elias Chediek (PMDB), a vereadora Edna Martins (PV), a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Araraquara, Regina Chediek, e a coordenadora executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Geani Trevisóli, representando o prefeito Marcelo Barbieri.
Regina destacou que a atividade abre a programação comemorativa ao mês da mulher na cidade (cuja programação está disponível nos sites da Prefeitura e da Câmara Municipal) e lembrou que a atualização dessas informações foi uma reivindicação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Araraquara.
Reis explica que o trabalho é, na verdade, a atualização de uma pesquisa realizada em 2010, agora com dados de 2014. “Obedece os mesmos parâmetros de trabalho daquela ocasião, mas alguns tópicos foram acrescentados. A maternidade, por exemplo, ficou de fora em 2010”, completa o pesquisador. Ele informa ainda que na pesquisa completa foram feitas cerca de 100 perguntas distribuídas em 11 módulos sobre diferentes aspectos e condições de vida da mulher araraquarense. De acordo com os dados levantados, o número de mulheres entre 16 e 69 anos com filhos diminuiu apenas 1% entre 2010 e 2014. Mas levando em consideração o crescimento demográfico do município, isso representa 4,6 mil mulheres a mais com pelo menos um filho. A pesquisa revela ainda que entre 2010 e 2014 o percentual de mulheres que tiveram apenas um filho diminuiu em cerca de 3%. No mesmo período, o grupo que possui dois filhos teve uma queda ainda mais acentuada: seis pontos. O de três filhos, por sua vez, cresceu em 5%. O de quatro aumentou em 3% e o de cinco ou mais em 1%.
Sobre este tema, o que surpreendeu os pesquisadores foi o aumento da participação do grupo mulheres com até 16 anos: crescimento de quase 9%. Além disso, quase 50% das mulheres entrevistadas tiveram seus filhos com menos de 21 anos.
Outro dado importante para os estudiosos é a queda no número de filhos entre mulheres com menos de 29 anos e mais de 21. “No sentido contrário, as mulheres situadas no intervalo 30 anos ou mais cresceu ligeiramente”, constata ao documento. A pesquisa aborda ainda o desejo e a realidade das gestantes em relação ao parto normal e à cesárea, locais onde as mães tiveram seus bebês entre outros assuntos afins.
O conteúdo completo da pesquisa divulgada na segunda-feira está disponível no site da Câmara. Reis avisa que novas informações serão acrescentadas ao atual estudo, com referências, por exemplo, a grau de instrução e classe social das mulheres entrevistas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Sete projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na Sessão Ordinária desta terça-feira (15) no Plenário da Câmara. Entre eles, a criação do Programa Municipal Transporte Escolar Gra...
A Prefeitura de Araraquara está com inscrições abertas para o Casamento Comunitário 2025, iniciativa que permite aos casais da cidade formalizarem sua união civil sem custo, em uma cerimônia especi...
A Santa Marcelina Cultura abriu processo seletivo para contratar um(a) educador(a) musical para o Projeto Guri, no Polo Araraquara (Regional São Carlos). As inscrições podem ser feitas até o dia 16...
O PAT Araraquara divulgou novas vagas para ajudante de obra, ajudante de serviços gerais, almoxarife, auxiliar e cortador de tecidos, cozinheira, eletricista predial, encanador, mecânico de automóv...
Está aberto até 31 de julho o prazo para inscrição e atualização de cadastro no Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida em Araraquara. As famílias interessadas devem comparecer presencialmente...
Em abril, o vereador Alcindo Sabino (PT) cobrou, via Requerimento nº 733/2025, explicações à Prefeitura de Araraquara sobre os constantes problemas na coleta de lixo domiciliar na cidade,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.