Publicado por: Foto Daae
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Em abril, o vereador Alcindo Sabino (PT) cobrou, via Requerimento nº 733/2025, explicações à Prefeitura de Araraquara sobre os constantes problemas na coleta de lixo domiciliar na cidade, que vêm gerando reclamações da população por conta de atrasos, acúmulo de resíduos, mau cheiro e riscos à saúde pública. Além disso, Sabino questionou os gastos extras do município para reforçar o serviço e possíveis punições à empresa contratada.
Em resposta, a Prefeitura informa que já gastou R$ 191.838,89 para auxiliar temporariamente na coleta, valor que foi descontado da empresa responsável, garantindo o ressarcimento aos cofres públicos. A administração também confirma que a empresa Urban foi multada em R$ 164.233,54 em janeiro deste ano e recebeu novas notificações em fevereiro e abril devido à persistência dos problemas.
De acordo com o prefeito Dr. Lapena (PL), a intervenção da Prefeitura foi respaldada pela Lei Municipal nº 11.500/2025, que transferiu a gestão dos contratos de resíduos sólidos do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) para a administração direta. Ele também explica que o objetivo era garantir a continuidade do serviço, considerado uma questão de saúde pública, e que equipes do Daae e da Prefeitura acompanham de perto a execução do contrato até a nova concessão, a qual começou em 2 de junho.
Segundo a resposta, a manutenção da empresa até o fim do contrato foi a única alternativa viável para evitar a paralisação da coleta, já que não havia tempo hábil para uma nova licitação. “A ação resultou na regularização do serviço, demonstrando o comprometimento da administração com a qualidade e a continuidade da coleta de resíduos”, frisa Lapena.
De acordo com o vereador Alcindo Sabino (PT), o gabinete sempre recebe demandas no âmbito da coleta de resíduos. “Seguiremos encaminhando questionamentos sobre o assunto e fiscalizando os trabalhos na expectativa da total conformidade dos serviços assumidos pela concessionária."
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