Notícias



Mulher Destaque de 2021 é a secretária da Saúde, Eliana Honain

Sessão Solene do Prêmio Heleieth Saffioti foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na sexta-feira (31)

1880


É impossível falar do ano de 2021 sem falar em pandemia da Covid-19. E é impossível falar em pandemia de Covid-19 em Araraquara sem falar na secretária municipal da Saúde, Eliana Honain. No pior ano da pandemia, os seus boletins diários na Internet mantinham a população informada sobre a situação em Araraquara e sobre os esforços incessantes que a pasta e todos os profissionais de saúde faziam diariamente para conter o avanço do vírus e combater a doença na cidade. Não é de se espantar que a escolha lógica para receber o Prêmio Heleieth Saffioti – Mulher Destaque de 2021 tenha sido ela: Eliana Honain.

A Sessão Solene de entrega do Prêmio foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na noite da última sexta-feira (31). Em presença de familiares, amigos, autoridades e representantes de vários órgãos e entidades, Eliana recebeu homenagens emocionadas de pessoas com quem trabalhou em sua trajetória de 37 anos na saúde pública araraquarense.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), agradeceu pela disponibilidade da secretária para atender às demandas da população levadas pelos vereadores. “Gente, essa mulher não dorme. Nós somos 18 vereadores, e sabemos que podemos ligar às 3 horas da manhã e ela vai resolver o problema”, enfatizou, lembrando o caso recente de uma criança de dois anos de idade que precisou de um hospital especializado para um problema que não podia ser tratado na cidade e foi encaminhada a Ribeirão Preto (SP) com sua ajuda. “Eu sou grato, pois aprendi a gostar da área de saúde graças a Eliana.”

Para o prefeito Edinho Silva (PT), a homenagem foi um marco, por ser carregada de simbologia. “O Prêmio Heleieth Saffioti não é só mais um reconhecimento – Eliana já teve outros –, mas é o reconhecimento por meio de um prêmio que valoriza não só a gestora da área da saúde que ela é, mas também a ‘mulher liderança’ que ela é na cidade de Araraquara e fora dela.” Lembrando o papel da homenageada na construção da saúde pública do município, Edinho declarou: “A construção da saúde pública de qualidade antes de o SUS ser instituído só poderia ter sido feita por alguém que acredita numa sociedade igualitária. E se você construiu esta rede, Eliana, esta rede também te construiu”.

Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a empreendedora Ednéia Castro Castagini leu uma mensagem do coletivo que falava dos equipamentos pensados para as mulheres na cidade. “Homenagear a secretária Eliana Honain, que durante esse período duro da pandemia representava a esperança e a vida, coroa o fechamento do mês de março, mês de luta das mulheres”, destacou.

“O que mais uma pessoa pode pleitear na vida quando abre mão do seu interesse pessoal e se dedica ao interesse do outro, da nossa sociedade?”, perguntou-se o ex-prefeito Roberto Massafera. “Eu tenho um livro sobre mulheres famosas do Brasil. Vou escrever uma página e acrescentar a Eliana ao meu livro, porque ela realmente merece fazer parte dele.”

A deputada Márcia Lia (PT), autora da lei que instituiu o Prêmio em 2011, quando era vereadora em Araraquara, disse que fez questão de estar presente à homenagem porque, em suas palavras, a atuação de Eliana vai além do seu currículo. “Já vi muita gente defender o SUS, que é fundamental na política pública deste país, mas ninguém como Eliana o defendeu em muitas situações que eu pude presenciar em mais de 20 anos de trabalho juntas. Ela nunca fala ‘não’, sempre diz que vai dar um jeito, e faz isso mesmo. Ela é uma pessoa especial, que não mediu esforços e não se furtou de estar à frente de todo o processo da pandemia, que foi muito difícil.”

Visivelmente emocionada, em seus agradecimentos Eliana afirmou sentir-se em casa na Câmara Municipal: “Quantas vezes eu estou aqui, solicitando recursos, defendendo projetos, programas, e sou muito bem acolhida”. Reservou palavras de carinho à família, ao esposo, “parceiro de todas as horas”, aos pais, “que construíram uma família apesar de todas as dificuldades”, aos filhos e neto: “Tudo o que a gente faz na vida é pensando em deixar um mundo melhor para vocês” e aos amigos: “Fazemos tudo juntos, a alegria de um é a alegria do outro e a dor de um é a dor do outro”, e relembrou momentos marcantes de sua carreira profissional, culminando no convite para ser secretária da Saúde. “Heleieth Saffioti era uma mulher fora do tempo. Quando estudávamos no Victor Lacorte, o nosso sonho era adentrar a chácara dela, algo que era fora da nossa realidade. Ela começou a debater a questão de gênero em relação ao capitalismo, as diferenças salariais, precocemente, muito antes do feminismo. Receber hoje um prêmio que leva o seu nome, sinceramente, é demais, por tudo o que ela representou.”

“Este prêmio é de 2021. Representa o pior ano que nós pudemos vivenciar na história da saúde pública em Araraquara. Perdidos, sem saber o que fazer, pessoas morrendo”, acrescentou. “A pandemia começou em 2020, mas em 2021 deu-se o grande embate. Adotamos três eixos: o da parceria com as universidades, o da comunicação e o da solidariedade. Eu divido este prêmio com toda a minha equipe, mas também com todos os trabalhadores da área da saúde, porque não mediram esforços, muito pelo contrário, estiveram com a Lúcia [Ortiz] e comigo de segunda a domingo, não tendo dia e não tendo hora. Eu não estou recebendo esse reconhecimento só em meu nome.”

Estiveram presentes à Sessão Solene as vereadoras Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, ambas do PT; os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Marchese da Rádio (Patriota); o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas); os secretários municipais Donizete Simioni (Governo), Clélia Mara dos Santos (Educação), Jaqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcelo Mazeta (Direitos e Participação Popular) e Juliana Lujan (Administração); o professor da Uniara Fernando Passos; o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel Gomes de Souza, a diretora-executiva da Fungota, Lucia Ortiz e o superintendente do Daae, Delorges Mano.

A íntegra da Sessão Solene pode ser acessada neste link.


Publicado em: 05 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Santo Onofrezinho (21/11)

21 de novembro de 2024

A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...



Semana de Poesia (21/11)

21 de novembro de 2024

A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!