421
Em uma noite regada a emoção e com o samba como fundo musical, Marcelo Longo Vidal, o Teroca, apresentador do programa “Do Quintal ao Municipal”, que vai ao ar aos sábados pela Uniara FM, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Araraquara. A homenagem, proposta pelo vereador Jair Martinelli (PMDB), ocorreu no Plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (24).
Matemática e samba dão o tom na vida de Teroca, apelido herdado do futebol, dos tempos do dente de leite e juvenil em que formava dupla com Careca, ídolo do São Paulo, do Napoli e da seleção brasileira. Natural de Araraquarense, é formado em Engenharia Civil. Durante a faculdade, começou a dar aulas de matemática, carreira que manteve até 2010. Já o samba entrou na sua vida aos 8 anos de idade, quando o ouviu pela primeira vez em uma rádio, e nunca mais a deixou. Sua paixão pelo estilo musical está presente até em seu TCC da pós-graduação em Planejamento e Marketing Turístico: “Samba, um turista acidental, um cidadão ocidental, um produto turístico global”, apresentado, inclusive, em congressos no exterior.
Em 1976, Teroca fundou o Clube do Samba de Araraquara, tornando-se o seu primeiro presidente. Nessa época, começou outra atividade: articulista na área de música popular brasileira do Jornal O Imparcial. Atualmente, escreve a coluna quinzenal “O Samba da Minha Terra” no Jornal Tribuna Araraquara. Como nunca para, Teroca enveredou também pela rádio, onde produziu e apresentou um programa de samba em emissoras de FM da cidade. Além disso, comandou por onze anos o Grupo Apoteose, produzindo e participando de projetos e shows de samba.
A música lhe trouxe muitas conquistas. Em 2007, Teroca venceu o Primeiro Festival de Samba do Estado de São Paulo, realizado pelo Teatro da Universidade Católica, o Tuca. O samba de roda “Bamboleio”, de sua autoria, foi o primeiro colocado entre mais de 300 sambas inscritos. Em 2008, participou do projeto “Corrente do Samba”, desenvolvido pelo Sesc Vila Mariana em São Paulo. Em 2009, foi a vez do projeto “É tradição, e o samba continua”, desenvolvido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.
Como compositor, Teroca tem três CDs gravados: o primeiro, intitulado “Com todo o respeito”, de 2003, reuniu onze sambas de sua autoria. Em 2010, veio o segundo CD: “Elos do Samba”, com sambas de roda, partido alto, samba-canção e muito mais. O terceiro, lançado em 2013, “Sembacoara”, mostra o universo musical da região de Araraquara.
“Por onde passa, Teroca faz questão de levar o nome de Araraquara. Hoje, por meio da Câmara Municipal, é Araraquara que está fazendo esta justa homenagem a ele”, declarou o vereador Jair Martinelli, relembrando todas as vezes em que pediu uma canção de carnaval de última hora ao compositor e recebeu canções campeãs com o Clube Náutico, a escola Unidos do Selmi Dei e o bloco Nação Quilombola. O secretário da Cultura Gê Negrão fez coro ao parlamentar, recordando os inúmeros projetos culturais, principalmente envolvendo crianças, de que participaram juntos. “Cultura é construção, e o Teroca vê isso”, afirmou.
Visivelmente emocionado com a homenagem, Teroca fez questão de manter a simplicidade e a simpatia características, ao agradecer a presença de familiares, amigos e autoridades. “Quem luta pela cultura do seu país não busca reconhecimento. Eu me considero apenas mais um”, confessou. “Pertenço a uma geração que teve sorte, porque a boa música se misturava àquela não tão boa, mas tocava nas rádios, todos tinham acesso a ela. O samba pulsava nas rádios, e a minha identificação foi imediata. Nunca encarei a música como trabalho. Também não sei se é uma missão. O que sei é que nunca consegui ficar longe do samba desde que o ouvi pela primeira vez na rádio há quase 50 anos.”
Além de familiares e amigos de Teroca, participaram da sessão o vereador Rodrigo Martins (PPL), representando o presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB), o secretário da Cultura Gê Negrão, o vereador Jair Martinelli (PMDB) e a ex-vereadora Edna Martins, representando o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.