Notícias



Não há previsão para instalação de escolas técnicas agrícolas em Araraquara

Indagação foi feita pelo vereador João Clemente (PSDB)

Publicado por: Foto: Centro Paula Souza

1011


Em julho do ano passado, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou um requerimento, solicitando providências ao Governo do Estado de São Paulo no sentido de disponibilizar recursos para a instalação de unidade de escola agrícola em Araraquara.

“As unidades escolares do campo, instaladas nos assentamentos dentro do Município, possuem demanda relativa e regular de alunos interessados em realizar cursos técnicos atrelados às Ciências Agrícolas, como Técnico Agrícola, Agroecologia, Gestão de Projetos do Campo, Informática, Processo Produtivo no Campo, entre outros”, aponta o parlamentar.

Para Clemente, o governador do Estado de São Paulo possui imenso know-how para compreender a importância da disponibilização de recursos e investimentos do Estado para a instalação de unidade de escola agrícola, que atenderia alunos de Araraquara e região.

“Os alunos das unidades escolares do campo poderiam se especializar em cursos técnicos relacionados ao campo, agregando valor à sua própria formação e à comunidade em que mora com sua família”, entende o vereador.

Recentemente, a Assessoria Técnica da Superintendência do Centro Paula Souza respondeu o documento do parlamentar, informando que o Centro mantém 35 escolas técnicas agrícolas instaladas nas várias regiões administrativas do Estado, com a oferta de cursos técnicos de Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Avicultura, Cafeicultura e Mecanização Agrícola.

“Em virtude da alta complexidade de instalação e funcionamento de unidades educacionais da área agrícola, a implantação de novas unidades nesta área não está considerada no Plano de Expansão do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo. Por este motivo, não está incluída no orçamento da instituição, para este período e para os subsequentes, a previsão de verbas para este tipo de investimento”, explica.

Encerrando, a Assessoria Técnica pontua que caso seja, excepcionalmente, autorizado pelo Governo do Estado o atendimento da demanda, haverá necessidade de revisão da previsão orçamentária, bem como de orientações técnicas e critérios para a implantação de unidades na área.


Publicado em: 27 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento aponta necessidade de reforma no Ginásio da Pista e na Pista de Atletismo

03 de outubro de 2025

Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...



Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...



Biblioteca Municipal (03/10)

03 de outubro de 2025

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!