Notícias



Nova portaria do campus IFSP atenderia a alunos do Nova Araraquara e adjacências

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere à Prefeitura estudo sobre instalação de mais um acesso à instituição

167


Em visita ao campus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na sexta-feira (23), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) constatou a necessidade de se construir uma segunda portaria nos fundos da instituição, próximo à Avenida Orestes Quércia, no bairro Nova Araraquara. A demanda foi protocolada na mesma data, por meio da Indicação nº 1704, em que o parlamentar solicita ao Executivo estudo sobre um projeto já desenhado pelo engenheiro do IFSP.

Bianco também pede no documento a cessão de um terreno vizinho à área do instituto, que é de propriedade da Prefeitura, para a construção da nova entrada que vai favorecer, principalmente, alunos que moram nos bairros da região do Nova Araraquara.

“Como os alunos já cortam caminho pela mata para chegar ao local, ressalto a necessidade de uma entrada na parte superior do terreno, para atender melhor a comunidade escolar que mora no Novo Araraquara e em outros bairros próximos, como Lupo I, Lupo II, Vale do Sol, Águas do Paiol, Jardim Paraíso e Acapulco”, pontua o vereador.

O diretor do IFSP campus Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, salientou a preocupação com a segurança dos alunos, afirmando que, por diversas vezes, instalou faixa de interdição na entrada clandestina, mas não houve sucesso. “Já fechamos umas 10 vezes essa entrada, mas os alunos rasgam porque esse caminho que eles fazem proporciona melhor aceso ao ponto de ônibus da Avenida Orestes Quércia. Como a região é de mata, a passagem clandestina oferece riscos por ser isolada e sem monitoramento do IFSP, o que requer muito da nossa atenção com a segurança dos alunos. Há ainda a preocupação com o risco de acidentes, uma vez que a entrada fica em terreno íngreme e cheio de mato”, afirma o diretor.

Na ocasião da visita de Bianco, estiveram presentes, além do diretor, o engenheiro civil do IFSP, Marcelo Modolo, que se encontraram também com a coordenadora municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcela Vergílio.

“A ideia do projeto é conectar essa entrada a uma calçada de 1,5 metro de largura, fazendo adequações no caminho natural que já existe, com extensão de mais de 2 metros. A planta inclui a instalação de dois postes de iluminação, catracas com controle biométrico, rampa de acesso para cadeirantes, o que totalizaria um investimento de R$ 250 mil”, explica Modolo, que é autor do projeto.

Depois de verificar a planta, fazer o reconhecimento da área e tirar dúvidas com o engenheiro, Marcela disse que haverá empenho da Prefeitura em resolver a demanda. “A partir da minha visita, vamos estudar o projeto e verificar a viabilidade de execução”, emendou a coordenadora.


Publicado em: 28 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...



Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier. O parlamentar solicita que se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!