2422
A interdição da Ponte dos Machados aconteceu em novembro de 2020 devido aos riscos à segurança por problemas estruturais. A empresa contratada, vencedora do certame, teve o contrato rescindido e as obras ficaram paradas por um longo período. Por isso, a empresa contratada seguinte foi convocada e assinou o contrato em 20 de abril de 2023, para dar sequência nas obras.
“O atraso para a conclusão dessa obra tem gerado grandes transtornos aos munícipes que necessitam trafegar no local”, pontua o vereador Rafael de Angeli (PSDB), que encaminhou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a conclusão dos trabalhos.
O parlamentar lembra que as obras de reforma das pontes que apresentaram problemas no final de 2022 foram iniciadas no começo de 2023, mas enfrentam dificuldades devido às chuvas. Em visita de fiscalização no local, o engenheiro da obra relatou a Angeli que o prazo para as conclusões é novembro de 2023.
No final de maio, o vereador enviou o Requerimento nº 413/2023, questionando o status da obra, as principais dificuldades enfrentadas durante sua execução, as medidas tomadas para acelerar seu ritmo e garantir a conclusão dentro do prazo estipulado e a previsão para a conclusão da Ponte dos Machados. Em resposta, foi informado que o atraso nas obras ocorreu em razão da necessidade de desviar os dutos da Cutrale devido à proximidade com a rede, o que poderia causar danos ambientais durante a execução das estacas da nova ponte.
Esses problemas, reforça o parlamentar, levaram a uma paralisação da obra por cerca de 90 dias, com a suspensão do contrato por 120 dias, embora a Cutrale tenha concluído o desvio dos dutos antes do previsto. “Além disso, houve a realocação dos postes e rede de energia da CPFL Paulista, que atrasaram a obra, e a ocupação temporária foi necessária devido à lentidão nas negociações com um particular. As chuvas também afetaram o progresso da obra, causando interrupções e até a evacuação de um operador de máquina devido a uma cheia repentina no leito do rio”.
Na visita recente, Angeli notou que o ritmo está acelerado e, por isso, encaminhou o documento pedindo informações mais precisas e detalhadas do Executivo. Ele pergunta qual o montante adicional que precisou ser alocado além do orçamento inicial para a conclusão da obra e qual é a previsão atual para a conclusão da obra da Ponte dos Machados.
“Percebemos que as obras estão avançando, e em breve, se tudo der certo, teremos a ponte pronta para nossa população. Nossas cobranças foram fundamentais para que a obra finalmente avançasse, e agora continuaremos acompanhando de perto para que tudo seja finalizado o mais rapidamente possível", conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.