Notícias



Nove setores de Araraquara têm suas funções exercidas por empresas terceirizadas

Afirmação foi feita por secretaria em resposta ao vereador Marchese da Rádio (Patriota)

149


Na Administração Pública, a terceirização é uma forma de contratação de empresa prestadora de serviço ou fornecedora de mão de obra para o desempenho de ações que, originalmente, eram exercidas pela própria Administração. É um recurso legal e contratual de transferência das atividades.

Com esse conceito em mente, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) protocolou requerimento, solicitando informações sobre as contratações de serviços terceirizados da Prefeitura.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Administração informou que os setores em que há terceirização na cidade são os de limpeza, portaria em setores específicos, vigilância, manutenção de prédios, salva vidas em parques municipais, manutenção na rede de software, medicina psiquiátrica, serviços de lavandaria em unidades escolares e alimentação escolar.

Sobre a fiscalização das empresas terceirizadas, o setor esclarece que as notas fiscais são atestadas para o pagamento, que é feito de acordo com a entrega de serviço da contratada e da apresentação da documentação solidária obrigatória. A nota fiscal é composta por folha de pagamento; Relatório Sefip com separação Tomador Município de Araraquara (relação dos trabalhadores constantes, relatório analítico de Guia de Previdência Social e de Guia de Recolhimento do FGTS, declaração das contribuições a recolher Previdência Social); Protocolo de Conectividade Social; e Guias pagas de GPS e GRF.

"Conforme a legislação trabalhista, o contrato é um acordo feito entre a empresa e o empregado. Logo, presume-se a conduta leal dos contratantes, a fim de manter a confiança e as expectativas da contratação. Desse modo, benefícios adicionais que integrarem parte do contrato de trabalho celebrado presumem-se cumpridos", argumenta a Secretaria.

Sobre a participação da Prefeitura nos contratos, o órgão reitera que o controle do Município é no que diz respeito à documentação solidária, não sendo responsável por  repassar à terceirizada os valores devidos se não houver cumprimento de acordos.

Por fim, o setor acrescenta uma tabela com todas as empresas terceirizadas e seus custos anuais, dados que podem ser analisados na íntegra no documento da resposta.


Publicado em: 07 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...



Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier. O parlamentar solicita que se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!