Notícias



Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado

Centro de Referência da Mulher ganha novas instalações; vereadora Thainara Faria (PT) falou em nome da Câmara Municipal

1343


No Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (8), foi inaugurado o novo Centro de Referência da Mulher “Professora Heleieth Saffioti”, com a presença de diversas autoridades.

 

O evento foi aberto com duas apresentações da Escola de Dança Iracema Nogueira. A primeira teve como tema “Vozes Periféricas da Literatura – a Palavra é Mulher”. Já na segunda, Camila Constância dos Santos Silva fez uma performance sobre empoderamento feminino, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da escola.

 

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná, entende que a nova localização é estratégica. “Precisa ser uma casa acessível, mas tem que ser discreta também, pois as mulheres que frequentam o Centro de Referência muitas vezes têm que vir escondidas dos maridos, não podem ser vistas. Agora o trabalho será bem intenso. Reformulamos também o horário de funcionamento, que será de segunda, quarta e sexta, das 7h às 17h30, e de terça e quinta, das 7h às 19h. Praticamente dobramos o período de atendimento para podermos receber mais mulheres.”

 

Amanda destacou que o principal objetivo é consolidar uma rede de atendimento à mulher vítima de violência e a todas as mulheres de Araraquara. “Queremos transformar esse Centro em um local que não atenda apenas as mulheres vítimas de violência. Teremos diversas atividades, como oficinas, um Telecentro. A ideia é ser um lugar onde todas as mulheres possam se sentir acolhidas e construir junto conosco uma política pública mais efetiva”, completou.

 

Para o prefeito Edinho Silva, que inaugurou o Centro no seu primeiro mandato, em 2001, essa inauguração “é importante, pois estamos sinalizando para Araraquara que vamos ampliar as políticas públicas desenvolvidas pelo Centro. Vamos ampliar tanto o nosso horário de funcionamento como a nossa capacidade de atendimento”.

 

Segundo o prefeito, em breve será inaugurado o Anexo Especial de Violência Doméstica e Familiar, próximo ao Fórum e na região do Centro de Referência. Está prevista também, na antiga localização do CRM, o Centro de Referência Antidrogas. “Mais de 90% das mulheres apenadas no Centro de Ressocialização Feminino estão ligadas ao envolvimento com drogas e, muitas vezes, foram cúmplices de seus parceiros”, enfatizou.

 

A deputada estadual Márcia Lia também participou do evento e entende que “a reorganização do Centro de Referência da Mulher e da Casa Abrigo é fundamental para que possamos fazer com que as políticas públicas no município de Araraquara sejam efetivadas. Não adianta termos um espaço e a política não funcionar. O acolhimento, dar sequência no atendimento para essas mulheres, abrigá-las, se for o caso. Tenho certeza de que essa reinauguração significa tudo isso, a volta de um projeto que foi, durante oito anos, vitorioso”.

 

Representando o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) afirmou que “esse momento para Araraquara é simbólico, pois nós tínhamos o Centro de Referência da Mulher em uma zona afastada, em bairro nobre, e pouco acessível às mulheres que efetivamente precisam desse espaço. A coordenadora Amanda trouxe de volta para o centro, o que é importantíssimo no sentido de dizer para as mulheres que estamos aqui, que estamos prontas para recebê-las e acolhê-las”.

 

O vereador Edson Hel (PPS) apontou a importância da proximidade entre a Câmara Municipal e o Centro de Referência, mencionando que “o Legislativo não poderia deixar de prestigiar essa inauguração nessa data tão especial”.

 

O novo Centro de Referência da Mulher, ligado à Coordenadoria de Políticas para Mulheres e à Secretaria de Planejamento e Participação Popular, fica na rua Comendador Pedro Morganti, nº 2.231, na região central da cidade.

 

Estiveram presentes, ainda, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (PP), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Damiano Barbiero Neto (PP), os secretários Sérgio Médici (Negócios Jurídicos), Juliana Picoli Agatte (Planejamento e Participação Popular), Priscila Luiz (Comunicação), Teresa Telarolli (Cultura), Donizete Simioni (Gestão e Finanças), Clélia Mara Santos (Educação), Eliana Honain (Saúde) e Eloisa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social), a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro, a psicóloga Elânia Lima, a presidente da Fundart, Gabriela Palombo, a delegada Meirelene de Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e o defensor público Marcel Benetti Boer.


Publicado em: 09 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 01/08

01 de agosto de 2025

Música Neste show, André Youssef e seu trio levam o público em uma viagem musical pelas décadas de 50 e 60, com influências de blues, rock’n’roll, country, soul e jazz. Na sexta-feira (1º), às 20...



Agenda Esportiva – 01/08

01 de agosto de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (1º), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Remo-PA, no Mangueirão, pela 20ª rodada (a primeira do 2º turno) do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená...



Câmara recebe visita de servidores do Legislativo de Américo Brasiliense

01 de agosto de 2025

Na tarde desta sexta-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu em seu gabinete a visita de servidores do Legislativo de Américo Brasiliense, qu...



Oficinas Culturais - 01/08

01 de agosto de 2025

As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...



PAT 01/08

01 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas oportunidades abertas em 1º de agosto, incluindo 50 vagas para limpador(a) de peças de indústria, 10 para auxiliar de lam...



Cursos de idiomas – grátis

01 de agosto de 2025

O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores ((CLDP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp Araraquara está com inscrições abertas para cursos de idiomas presenciais e online, com...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!