Notícias



Número de pacientes atendidos na USF do Universal está acima do recomendado

Informações foram fornecidas após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

1766


Em agosto, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações referentes ao aumento da demanda na Unidade Saúde Família (USF) “Doutor Wilson Antunes Pereira”, localizada no Jardim Universal.

 

“Devido ao notório crescimento de empreendimentos residenciais na área, há uma evidente elevação da procura por atendimentos na unidade de saúde. Assim, surge a necessidade de adotar medidas preventivas para enfrentar esse crescimento”, frisa o parlamentar no documento.

 

Angeli questiona quais são as estratégias planejadas e implementadas para administrar a situação; a estimativa de novos pacientes; as ações concretas que estão sendo executadas para acomodar a expansão da procura por atendimentos médicos e serviços de saúde; e se existe um plano específico para a reorganização e adaptação do território da USF do Jardim Universal, com o objetivo de acomodar o crescente número de pacientes e, em caso afirmativo, qual é o cronograma estabelecido para a execução dessas medidas.

 

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, explicou que o cenário pós-pandêmico ocasionou um aumento significativo das demandas de saúde das unidades básicas do município, pois diversos usuários perderam seus convênios, acarretando uma migração em massa de munícipes para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste sentido, a unidade da USF Laranjeiras, localizada no Jardim Universal, foi impactada, tanto no que diz respeito à citada migração como também ao crescimento demográfico ocasionado pelos empreendimentos imobiliários presentes na região. Porém, a Coordenadoria Executiva de Atenção Básica está tomando todas as medidas cabíveis para solucionar tal situação”, detalhou.

 

A representante da Saúde informou que, em 10 de julho, foi realizada uma nova divisão territorial, entre as unidades do Laranjeiras I e Laranjeiras II, ficando este último com um novo complexo residencial próximo e alguns domicílios.

 

Ela pontua que atualmente a referida unidade possui um total de 4.411 usuários cadastrados no sistema de informações vigente (E-SUS PEC), estando um pouco acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que recomenda 4 mil usuários. “Contudo, considerando a dinâmica dos territórios em relação ao crescimento demográfico, crescimento dos complexos residenciais e unidades de saúde, estão previstas novas divisões territoriais, em decorrência da inauguração da USF Jardim São Bento, bem como a ampliação da USF Jardim Paraíso, que está prevista através de emenda parlamentar já em andamento.”

 

Finalizando, Talitha afirma que as modificações envolvendo a região da USF Jardim Universal, além das unidades citadas, envolverão ainda a USF Vale do Sol e USF Laranjeiras I, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, bem como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 

“A saúde necessita de maior atenção, uma vez que os postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros Municipais de Saúde (CMS) vêm enfrentando desafios decorrentes do crescimento da população, devido à falta de estrutura adequada para atender os usuários. É fundamental que sejam implementadas melhorias significativas com urgência”, pontua Angeli.


Publicado em: 01 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!