1252
No início de junho, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou ao Executivo o Requerimento 429/2023, com pedido de informações sobre a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim São Bento. A obra já estaria finalizada, mas ainda não foi liberada para o atendimento ao público e, por falta de vigilância, acabou sendo depredada e furtada, inviabilizando a sua inauguração.
Em visita ao local no mês de maio, o parlamentar constatou que havia trabalhadores fazendo as manutenções necessárias para o reparo dos danos, o que gerou questionamentos sobre necessidade de novos investimentos para a reforma, origem dos recursos, possíveis contratos firmados e data prevista para a inauguração.
Ele também pediu explicações sobre como ficará o projeto depois dessas intervenções e sobre o uso das instalações existentes feitas pela construtora responsável pelo empreendimento do residencial. “Há previsão de utilização desses locais para atendimento ou para outra finalidade pública?”, perguntou.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a Coordenadoria Executiva de Atenção Básica tomou todas as providências para o andamento da obra, em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Públicos, fazendo também a reposição dos materiais subtraídos ou avariados.
O documento indica que a finalização da USF do Jardim São Bento está sob a responsabilidade da pasta de Obras e que a empresa encarregada pelos serviços é a Tecnofor Engenharia Ltda. O local já teve a limpeza da área externa concluída, foi iniciada a demolição de algumas estruturas para troca de pisos e telhas, além da adequação do balcão de atendimento. Ainda reforça que atualmente a unidade está com segurança 24 horas para evitar outras ocorrências.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos anexou ao documento o projeto solicitado, o julgamento, a homologação e o empenho da reforma da unidade, esclarecendo que não foi firmado outro contrato além do 1742/2023, que tem valor total de R$ 722.048,36.
Sobre o prazo previsto para conclusão das obras de adaptação do local, o titular da pasta, Sérgio Pelícolla, informou que ele está estimado em 120 dias, a partir da geração da Ordem de Serviço, emitida em 3 de maio de 2023, e que não cabe à Secretaria responder sobre o destino ou utilização das antigas edificações feitas pela construtora.
O vereador entende como elevado o valor de mais de R$ 722 mil. “A USF do Jardim São Bento foi entregue pronta por uma construtora em 2020 e faltou zeladoria pelo patrimônio enquanto se aguardava o momento oportuno para a inauguração. O local estava sem vigilância, apesar de haver uma empresa contratada e paga para tal, e foi completamente depredado e saqueado. Isso, sem dúvidas, causou um sério prejuízo ao erário, gerando um custo altíssimo para a reforma e readequação do local, além de prejudicar a população residente no bairro, que está sem a unidade de saúde até hoje”, pontua.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em solenidade realizada na Câmara de Araraquara na noite desta quarta-feira (21), a Comenda Mérito Farmacêutico foi entregue a Jéferson Luis Yashuda. O evento foi uma comemoração ao Dia Municip...
A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária da última terça-feira (20), a criação do “Dia da Memória e da História da Escola Estadual Bento de Abreu” no Calendário Oficial de Eventos do Municíp...
O “Mês de Prevenção à Diabetes em Adolescentes” foi oficialmente incluído no Calendário de Eventos de Araraquara após votação realizada na primeira Sessão Ordinária realizada na Câmara em 2026. O p...
O asfalto na Avenida Doutor Mário Arantes de Almeida, no trecho entre as ruas Pedro Martini e Armando Salles Oliveira, na Vila Nice, precisa de reparos. O apontamento é feito pelo vereador Marcelin...
Um Requerimento de autoria do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita à Prefeitura informações sobre o Ginásio da Pista “Guilherme Fragoso Ferrão”. O documento...
A vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou Indicação ao Executivo, solicitando o reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) nas imediações do restaurante Bom Prato, localizado na Ave...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.