Notícias



Obras de Emef do Jardim Paraíso deverão ser finalizadas em 2024

Informações foram encaminhadas pela Secretaria da Educação após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

2239


No final do ano passado, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou um requerimento à Prefeitura, questionando em qual etapa se encontrava a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, no Jardim Paraíso, obra vencedora na primeira plenária regional do Orçamento Participativo (OP) em 2019 e que tinha previsão de conclusão em maio de 2022.

No documento, o parlamentar ressaltou que, no dia 1º de dezembro de 2021, foi assinada a Ordem de Serviço para a execução da obra, orçada em R$ 1.018.386,73, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em resposta, a Secretaria da Educação informou que as obras seriam concluídas ainda em 2023, porém “não no início do ano letivo, devido à necessidade de serem feitas novas adequações no prédio não previstas no projeto inicial, mas consideradas de extrema importância para a reestruturação do prédio”.

Como os serviços ainda não tinham sido realizados, no final de junho, Angeli enviou novo requerimento referente às obras, novamente respondido pela secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos.

A secretária informou que foi concluída a primeira etapa da reforma e que a licitação para a segunda etapa ocorreria no dia 8 de agosto, às 9h30, na Secretaria Municipal da Educação.

Sobre o prazo, a chefe da pasta detalhou que é de 360 dias corridos, contados a partir da data da emissão da Ordem de Serviço inicial.

Já em relação ao valor total gasto na obra, Clélia pontua que, considerando que a licitação não foi finalizada, ainda não tem os valores.

 

Histórico

 

A obra vencedora do OP de 2019 previa a recolocação de todos os vitrôs das salas de aula, reforma do telhado e de canaletas para melhorar o escoamento de águas pluviais e pintura geral do prédio.

A Prefeitura alugou um imóvel, localizado no Jardim das Estações, para abrigar os alunos durante a realização dos referidos serviços, além de disponibilizar transporte para levar e buscar as crianças.

“É fundamental conduzir um planejamento completo antes de iniciar qualquer obra em espaços que impactarão o atendimento oferecido. Os alunos estão enfrentando dificuldades devido à longa distância que devem percorrer diariamente para comparecer às aulas”, alerta Angeli. “É absolutamente inaceitável que a escola tenha obras interrompidas devido à falta de planejamento da Prefeitura, aguardando uma nova licitação para dar prosseguimento ao trabalho necessário. Manteremos uma vigilância constante sobre o progresso dessas obras”, conclui.


Publicado em: 18 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!