Notícias



Operação Estiagem já está em vigor para combater queimadas

Em resposta à vereadora Luna Meyer (PDT), Secretaria afirmou que estuda plano para coibir, combater e fiscalizar, a fim de combater queimadas típicas em época de estiagem

1009


A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento n° 193/2022, no qual solicitou à Prefeitura informações sobre os planos de combate e prevenção a incêndios e queimadas em Araraquara em 2022.

“É notório que a cidade sofre com inúmeras ocorrências de incêndios urbanos durante a época de estiagem, problemática antiga que prejudica a qualidade do ar, atingindo diretamente a saúde pública do cidadão araraquarense há anos”, considerou a parlamentar.

Luna afirmou que Araraquara registrou uma alta na incidência de queimadas entre janeiro e julho de 2021, um aumento de 73% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A vereadora ainda pontuou que esses dados representam um valor 53% acima da média brasileira, segundo um ofício disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo a parlamentar, isso denota claramente que o problema se acentua no município e que é necessário realizar ações mais efetivas no combate às queimadas. “A política de combate e prevenção a incêndios atualmente adotada tem se mostrado ineficaz diante do número de ocorrências registradas no ano de 2021”, destacou Luna.

A vereadora ainda enfatizou que as queimadas geram gastos aos cofres públicos, sejam com a recuperação das áreas queimadas ou com o aumento de gasto com a saúde devido aos problemas respiratórios causados pela inalação da fumaça.

Por esses e outros motivos, a parlamentar solicitou várias informações ao Executivo, entre elas quais foram os prejuízos ecológicos e materiais decorrentes de incêndios e queimadas nos últimos anos. Também se estão sendo planejadas ações ou um novo plano a fim de diminuir o número de queimadas registradas nos anos anteriores.

Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibilizou um documento contendo as informações solicitadas por Luna. Foi informado pelo órgão que existe um grupo composto pela Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e de Obras e Serviços Públicos, Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental e usinas da região para elaborar um plano de controle de queimadas no município, inclusive com a proibição de queimada autorizada da cana-de-açúcar no período de estiagem, e que cada uma das secretarias e órgãos públicos e privados fazem o que lhes competem.

A Secretaria ainda afirmou que os prejuízos ecológicos são imensuráveis, pois causam prejuízos à biodiversidade do ambiente, tanto em queimadas em lotes urbanos como em áreas destinadas à produção rural inseridas na área urbana do município.

A operação estiagem conta com sete servidores, sendo três atuando na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental para trabalhos efetivos de Educação Ambiental, panfletagem e orientações, e quatro servidores atuando na Gerência de Fiscalização e Licenciamento Ambiental para orientações, fiscalizações e autuações ambientais de queimadas urbanas.

No dia 15 de maio, será lançado o plano de contingência denominado Operação Estiagem, que atualmente está em fase de desenvolvimento e preparação para a finalização do plano, que atuará de maio a setembro, período de estiagem onde se registram mais queimadas no município.

O plano de contingência denominado Operação Estiagem foi lançado em maio e tem vigência até setembro, período de estiagem, quando se registram mais queimadas no município.

Para a vereadora, “as queimadas são um problema antigo da cidade e em 2021 tiveram índices recordes em Araraquara, lesando nosso meio ambiente e a saúde das pessoas. Alguns avanços com certeza foram feitos e a criação da Brigada da Defesa Civil é um deles, mas seguimos trabalhando para reduzir as ocorrências consideravelmente neste ano de 2022”, concluiu.


Publicado em: 21 de junho de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!