Notícias



Parcerias com setor privado devem aumentar oferta de modalidades esportivas na cidade

Informação foi passada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a questionamentos feitos pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

1159


A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a um Requerimento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Os questionamentos do parlamentar surgiram após uma visita, acompanhada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, João Henrique Silvestre, à "Arena Deck", um espaço particular com quadras de areia para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. O local, que já foi utilizado em abril deste ano para a etapa araraquarense da APV Vôlei de Praia, com apoio da administração municipal, manifestou interesse em disponibilizar sua estrutura para outras atividades desenvolvidas na cidade.

 

Segundo a pasta, está em andamento uma “avaliação criteriosa de todos os programas e atividades em execução no município, de forma a mapear deficiências, identificar demandas e implementar medidas corretivas e de expansão, incluindo modalidades já ofertadas pela instituição, que se mostram pertinentes e necessárias à ampliação das políticas públicas esportivas”.

 

Terceira idade e esportes paralímpicos

Em relação aos esportes para a terceira idade, o documento aponta que foi constatada uma carência do Município na oferta de atividades em diversas modalidades para esse segmento específico e que alternativas devem ser disponibilizadas a partir do segundo semestre.

 

Sobre a formalização de parcerias, a secretaria explica que poderão ocorrer mediante processo de oferta pública e, caso não haja interessados, ainda haveria a possibilidade da celebração de contrato de cooperação técnica, que contemplaria, inclusive, a inserção de equipes de treinamento, conforme critérios legais vigentes.

 

Quanto aos esportes para pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura destaca que, “embora atualmente estejam em execução apenas as modalidades de natação e atletismo, encontra-se em fase avançada a estruturação de uma política municipal voltada especificamente ao desenvolvimento do esporte paralímpico”. O documento também menciona a ampliação gradual da oferta dos esportes para o público PCD, que incluiria o goalball, o halterofilismo e o vôlei adaptado ou a bocha, e poderiam ser iniciados ainda em 2025.

 

Já para o ano de 2026, está prevista a incorporação de outras atividades, como futebol de cinco, futebol de sete, badminton, bocha e vôlei adaptado, caso ainda não tenham sido viabilizadas até o final deste ano. Em 2027, será a vez da implantação do basquete em cadeira de rodas, tênis de campo em cadeira de rodas e judô.

 

“O instrumento regulatório necessário para a implementação desta política encontra-se em fase final de elaboração, com previsão de conclusão até o final de junho, para, em seguida, ser encaminhado à apreciação da Câmara Municipal”, explica a secretaria.

 

A visita do vereador e do secretário de Esportes ao espaço esportivo teve como objetivo conhecer a estrutura e dialogar sobre possíveis parcerias para ampliar o acesso da população a modalidades esportivas como o beach tennis e o vôlei de areia. “Parcerias público-privadas são instrumentos legítimos, modernos e necessários. Vamos continuar colaborando com a interação entre o poder público e a iniciativa privada”, conclui Angeli.


Publicado em: 04 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!