Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara
1412
No início de outubro, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a estrutura de segurança e atendimento do Parque Pinheirinho.
No documento, o parlamentar lembrava que o espaço existe há mais de 40 anos e conta com diversas opções de lazer para a população, como trilha ecológica, parquinhos infantis, quiosques, campos de futebol, prainha e piscinas.
“Em setembro, o movimento do local cresceu consideravelmente, tendo recebido, conforme apurado pela Secretaria de Esportes, cerca de 4 mil pessoas em um fim de semana”, pontuou Assis.
Por isso, o vereador perguntou qual o horário de abertura do parque e qual o horário de chegada dos funcionários ao setor recreativo; se há uma ambulância disponível no local; se o espaço conta com algum tipo de ambulatório, equipamentos de primeiros socorros ou profissional de saúde para atendimento; e quantos funcionários trabalham atualmente no parque, contando com próprios e terceirizados.
Em resposta, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, informou que o parque é aberto ao público a partir das 7 horas e que a entrada dos funcionários começa nesse horário com uma turma e termina às 8 horas com o restante.
Segundo ela, atualmente não há ambulância, ambulatório médico e nem profissional de saúde para atendimento. “Quando necessário, são utilizados os equipamentos de primeiros socorros da equipe de salva-vidas existente no local”, acrescenta.
Encerrando, a chefe da pasta detalha que, no momento, o parque conta com sete funcionários próprios e 22 terceirizados, sendo dois na limpeza, dez vigilantes patrimoniais, quatro na segurança armada motorizada e seis salva-vidas.
“Após resposta ao requerimento ficou claro que o Parque Pinheirinho não conta hoje com estrutura para nenhum tipo de atendimento à saúde, o que é muito preocupante quando falamos de um local que pode chegar a receber 4 mil pessoas em um fim de semana. É muito importante que o local seja preparado para atendimento a urgências, emergências de pequeno porte e que, frente a cenários de maior gravidade, tenha um plano de ação a ser acionado prontamente”, avalia o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...
Até o dia 16 de janeiro de 2026, estão abertas as inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae). Ao todo, são 11 cargos, em nível médio, técnico...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.