Notícias



Plano de ações para geração de trabalho e renda é sugerido à Prefeitura

Iniciativa é da vereadora Fabi Virgílio (PT), que protocolou indicação com três propostas de feiras e oficinas

Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara

535


A criação de um plano de ações para geração de trabalho e renda em Araraquara foi sugerida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) por meio de indicação destinada à Prefeitura.

No documento, Fabi apresenta três propostas: a criação de uma Feira Popular (apelidada de Facirinha), a criação de uma Oficina de Economia Criativa e a realização da oficina “Como ampliar as vendas pelas redes sociais”.

A indicação foi elaborada em conjunto com os idealizadores dos coletivos Gira Feira, Tô em Casa e Feira da Lua.

No caso da Facirinha, a ideia é que os expositores que trabalham com revendas possam participar. “Dessa forma, criaremos uma nova janela de oportunidades para aqueles que não desenvolveram suas habilidades dentro da Economia Criativa, mas estabeleceram uma forma de sustento baseado na revenda de produtos, o que o torna próximo da atividade denominada Economia Popular”, afirma a vereadora.

A Oficina de Economia Criativa tem o objetivo de oferecer formação e capacitação profissional na área para os expositores que participam das Feiras de Economia Criativa, mas não se encaixam em Economia Criativa.

Por fim, a proposta de oficina sobre redes sociais visa a abrir uma janela de oportunidades para os expositores que atuam na Economia Popular. “Oferecer uma atividade formativa que possa garantir que, com um celular na mão e um bom produto, o expositor consiga ampliar sua venda”, destaca Fabi.

 

Trabalho e renda

Também no texto da indicação, a parlamentar afirma que a Lei nº 10.850, de 2023, que instituiu o Programa de Feiras de Economia Criativa no município, “foi de suma importância para regularizar e potencializar as feiras, que são um sucesso na nossa cidade”.

Segundo Fabi, é do conhecimento de todos o crescente número de coletivos que têm atuado na organização de feiras, mas “alguns expositores trabalham com revenda e não estão contemplados pela lei”, o que motivou uma das propostas da indicação.

A vereadora parabenizou o trabalho da equipe da Coordenadoria Municipal de Economia Criativa e Solidária e também destacou que os pilares desse modelo de geração de trabalho e renda são “autogestão, solidariedade, cooperação, respeito ao meio ambiente, comércio justo e consumo consciente”.

A parlamentar fez ainda um paralelo entre o crescimento da Economia Criativa e Solidária e o contexto da pandemia da Covid-19, que “resultou no maior índice de desemprego e de trabalho informal no país, levando muitas pessoas a buscarem alternativas de sobrevivência”.


Publicado em: 26 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/12

20 de dezembro de 2024

Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...



Agenda Esportiva – 20/12

20 de dezembro de 2024

Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...



Abre e fecha (20/12)

20 de dezembro de 2024

O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...



Recesso (20/12)

20 de dezembro de 2024

No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...



PAT (20/12/24)

20 de dezembro de 2024

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...



Contratação de empresa para gestão de resíduos sólidos é alvo de fiscalização

20 de dezembro de 2024

O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!