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Uma Araraquara que prioriza o pedestre e conecta modais rodoviário, cicloviário e ferroviário. Esta cidade do futuro foi apresentada na terceira e última Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, realizada na sexta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal.
A discussão foi conduzida pelo vereador Paulo Landim (PT). “Foi uma audiência muito proveitosa, com duração de quase três horas e meia, com profissionais gabaritados e participação ativa da população, todos discutindo o planejamento urbano de Araraquara”, afirmou. A vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) também participaram do evento.
Em cumprimento à Lei nº 12.587/12, os Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob) devem ser revistos a cada dez anos. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a Lei nº 14.000/20 prorrogou o prazo de atualização dos PlanMob para 12 de abril de 2023, para cidades com até 250 mil habitantes.
O último plano de mobilidade realizado por Araraquara foi em 2008. A proposta atual foi elaborada por equipes de pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “O que pautou este Plano de Mobilidade Urbana pra Araraquara foi justamente pensar mais nas pessoas. É a inversão da pirâmide: pensar primeiro no pedestre, depois no ciclista, depois no transporte coletivo, para depois chegar no individual”, afirmou a professora da universidade Luciana Márcia Gonçalves.
Plano de Mobilidade 2022 - 2032
Com previsão de 10 anos, o plano é dividido em três etapas: de curto, médio e longo prazo. Entre as ações, está prevista a implantação das Zonas 30 para áreas escolares e edificações históricas, com pisos intertravados (ou seja, blocos de concreto pré-fabricados, travados entre si por conexão lateral e por atrito entre as peças), nivelação da rua com a calçada e sinalização para menor velocidade. Outra ideia é o modelo de shopping a céu aberto, com ampliações de calçadas e modificações no fluxo de veículos em três importantes avenidas centrais: a Nove de Julho, que seria aberta apenas para ciclistas e pedestres; a Voluntários da Pátria, com restrição de veículos apenas para moradores; e a Sete de setembro, com previsão de ciclorrotas.
Há também previsão para 143 quilômetros de rota cicloviária e desativação do Terminal Central de Integração, que daria lugar a uma praça, além da implantação de dois novos terminais intermodais: um onde fica atualmente a rodoviária e outro na Vila Xavier. Até a consolidação de uma Orla Ferroviária – hoje inviável na opinião dos especialistas – está nos planos de longo prazo: o tão sonhado VLT – sigla para Veículo Leve sobre Trilhos – ligaria Araraquara a Américo Brasiliense.
O coordenador de Mobilidade Urbana do Município, Nilson Carneiro, acredita na viabilidade da proposta. “A Prefeitura precisa se estruturar, ter uma equipe que possa pegar todas as ideias que estão dentro do Plano de Mobilidade Urbana e avançar na implantação desse projeto”, afirma.
Participação popular
Os relatórios sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara estão disponíveis no site da Controladoria de Transporte de Araraquara (CTA) e, em breve, estarão disponíveis também no portal da Prefeitura. Interessados terão cerca de 30 dias para tirar dúvidas e enviar sugestões pelo WhatsApp (16) 99761-3121.
Assista à audiência completa aqui.
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