Notícias



Prefeitura estuda aplicação de ‘lei do abandono’ em área na Vila Xavier

Informações foram encaminhadas após requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB); imóvel tem diversos débitos

973


Após receber diversas reclamações referentes a terrenos com mato alto e acúmulo de lixo, sendo um deles localizado na Avenida Engenheiro Edmundo Busch Varella com a Rua Eduardo Prada, no bairro Jardim das Estações (Vila Xavier), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou, no dia 25 de janeiro, o Requerimento nº 61/2021 à Prefeitura, questionando a situação do imóvel.

“O artigo 13 da Lei Complementar 18, de 1997 (Código de Posturas do Município de Araraquara), diz que os proprietários de terrenos precisam deixá-los livres de mato, lixo, detritos, entulhos ou qualquer outro material nocivo à vizinhança e à coletividade”, argumentava o parlamentar no documento.

Angeli também lembrava que a Prefeitura faz notificação e intimação desses proprietários para que realizem limpeza e, muitas vezes, construção de calçada. “Quando a limpeza não é realizada, é registrada uma infração e, não sendo realizada a limpeza, multas são aplicadas. Mas, em muitos casos, essas multas se acumulam e o proprietário não realiza a limpeza, deixando a vizinhança sofrer com as consequências”, reforçava.

Além da situação do imóvel, o vereador questionava a existência de débitos do imóvel junto aos cofres públicos e se ele estaria em condições de receber a aplicação da Lei Municipal nº 7.733, de 2012 (Instituto do Abandono).

Em resposta, o Executivo encaminhou cópias dos demonstrativos de débitos do imóvel fornecidas pelo Departamento de Dívida Ativa do município e informou, conforme manifestação prestada pela gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que a área se encontra em estado de abandono, estando apta a receber aplicações da lei que regulamenta o Instituto do Abandono.

De acordo com o documento, o município irá avaliar se há interesse ou necessidade de aplicação da referida lei. A Prefeitura ressaltou que executou a limpeza da calçada, porém, o local encontra-se murado e com portões trancados, impossibilitando a execução na parte interna da área.

Angeli reforça que, dentro do terreno, existe uma carcaça de um ônibus servindo de criadouro para bichos peçonhentos e podendo até se tornar local de reprodução para o mosquito da dengue. “Passamos a situação para a Vigilância Epidemiológica para que faça uma vistoria no local, trazendo um pouco mais de tranquilidade aos moradores vizinhos”, conclui o vereador.


Publicado em: 17 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 29/08

29 de agosto de 2025

Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...



Agenda Esportiva – 29/08

29 de agosto de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...



Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema 'Muralha Paulista'

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!