817
A futura utilização de um terreno desocupado, localizado entre dois empreendimentos verticais no bairro Residencial Lupo II, é o assunto dos questionamentos feitos ao Executivo pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio do Requerimento nº 1213/2025.
No documento, enviado à Prefeitura no final de julho, o parlamentar pediu informações sobre uma área que faz divisa com os condomínios Parque Atlantis e Condomínio Residencial Aurora, ambos situados na Avenida Governador Orestes Quércia, nºs 1.301 e 1.201, respectivamente.
O espaço, anteriormente usado como ponto de apoio durante as obras de um dos prédios, encontra-se vazio desde o fim dos trabalhos, pertence ao Município e foi recebido em doação como cumprimento à legislação local, que regulamenta a cessão de áreas públicas para construções acima de 20.000 m².
“A utilização do terreno, hoje ocioso, pode representar uma solução viável e estratégica tanto para qualificar a ocupação urbana do bairro quanto para atender ao interesse público, especialmente se houver possibilidade de parceria entre o Poder Público e os empreendimentos privados do entorno”, justifica Alcindo.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, não há previsão para aproveitamento desse local, mas não é descartada a possibilidade de estudos futuros para sua ocupação, desde que isso atenda ao interesse de toda a comunidade, pois se trata de uma região com forte adensamento populacional.
Em relação à concessão do imóvel para a iniciativa privada, hipótese levantada pelo vereador baseada em relatos de moradores e síndicos, a Prefeitura informa não ter recebido manifestação ou solicitação formal por parte dos condomínios vizinhos, que poderiam ter interesse no espaço para construção de áreas de lazer ou outras benfeitorias.
Acesso viário
A implantação de um acesso viário ou saída de estacionamento, recorrendo ao uso do trecho em questão, também foi sugerida pelo vereador em consideração ao fluxo de veículos que trafegam pela avenida para acessarem o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
A Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana explica que já existe um estudo para a abertura de uma via no bairro, conforme consta no Mapa Estratégico (Mape) nº 7, do Plano Diretor de Araraquara.
Conforme informado pela pasta, uma obra para o prolongamento da Avenida Maria Marcelina de Campos até a Avenida Alberto Benassi, passando entre o condomínio Parque Atlantis e o IFPS, está prevista. Porém, o documento ressalta que “tal implantação está condicionada ao interesse do proprietário da área em desenvolver empreendimento no local, ocasião em que a medida será usada, em contrapartida, no processo de viabilidade do projeto”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.