Notícias



Premiação dos alunos vencedores no concurso de redação indígena é realizada na Câmara

Concurso foi realizado através de parceria entre Escola do Legislativo e Fundação Araporã

181


Foi realizada na segunda-feira (10), a premiação do concurso de redação “Aracoara e os povos indígenas: a história de Araraquara não começa com Pedro José Neto”, uma parceria entre a Fundação Araporã e a Escola do Legislativo. A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.

Foram premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: 6º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A premiação foi entregue pelos membros da mesa que foi presidida pelo Primeiro Secretário, William Affonso (PDT); Edna Martins (PV), presidenta da Escola do Legislativo; Arary Ferreira, Secretária Municipal da Educação que representou o Prefeito Municipal; Robson Rodrigues, presidente da Fundação Araporã; Luciano Ariabo Quezo, que representou o Grupo de Estudantes Indígenas (GEI) da Ufscar e Maria José Zaccaro, diretora regional de ensino. Ao explicar o projeto, a coordenadora e vice-presidente da Fundação Araporã, Grasiela Lima, destacou a importância da escola na conscientização da população. “É fundamental que a gente, através da escola, enquanto instituição de ensino, traga para os alunos essa consciência crítica e a consciência da necessidade de transformação de uma realidade que, ainda, hoje, é desigual e violenta contra aqueles considerados diferentes”, afirmou.

“Esse encontro feliz da Escola do Legislativo com a Fundação Araporã nos deu, não só essa memória oficial, mas também o quanto é importante nós problematizarmos a forma como a gente vem resgatando nossa história e a seriedade dos agentes que foram banidos dela”, afirmou Edna Martins. “Sabemos que indígenas, mulheres e negros foram excluídos dessa história, e o quanto esses conjuntos de pessoas contribuem na construção dela, nossas vidas, do que somos hoje”, concluiu. Para William Affonso todos devem ser respeitados, independentes de credo, raça ou religião. “Que todos nós estudemos bastante e tenhamos respeito com os indígenas, os negros, os animais. Todos nós temos que demonstrar esse respeito com atitudes”, afirmou. “Com o trabalho de nossos educandos e educadores percebemos que a história indígena está próxima de nós. Queremos que Araraquara entenda sua história pelos grupos étnicos que viveram e vivem com nós”, afirmou Rodrigues. O representante de estudantes indígenas, Luciano Quezo, pediu mais respeito às diferenças. “Estamos lutando por um país que respeita seus povos, suas culturas, por um país mais justo.”

Arary Ferreira, secretária de educação, que representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento, disse estar feliz com o resultado da parceria. “Fico honrada de saber que a educação é a origem do avanço para acabar com a desigualdade”. Já a diretora regional de ensino de Araraquara, Maria José Zaccaro, afirmou ser importante o trabalho de continuidade sobre o tema. “Meus sinceros votos para que vocês não fiquem somente nessa redação. Aprofundem os estudos a respeito dos povos pioneiros da nossa terra, com certeza irão gostar muito”. O concurso foi organizado pela Fundação Araporã/GEERERI” (Grupos de Estudos “Educação e Relações Étnico-Raciais nas Temáticas Indígenas) em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara/Escola do Legislativo e com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Digitais (Cecrad), Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) e Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.


Publicado em: 12 de novembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...



Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 2024

25 de outubro de 2024

O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da ci...



Escola do Legislativo sorteia vereadores que apadrinharão projetos do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2024

Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!