Notícias



Prêmio Zumbi dos Palmares: reconhecendo quem a História sempre apagou

Entrega das homenagens aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara


“Quando um sobe, ajuda o outro”, afirmou Valquíria Pereira Tenório, que recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares 2021, em evento realizado na Câmara Municipal de Araraquara, na quarta-feira (17). A importância da representatividade de pessoas negras em espaços de poder e tomada de decisões marcou os discursos de todos os homenageados da noite: a já citada professora Valquíria Pereira Tenório, o empresário Claudio Claudino, vencedor do prêmio Zumbi dos Palmares 2020, e a advogada Sandra Mara, que recebeu o prêmio “Doutor Laphayetti Alves”.

Ao encontro desse ideal, a vice-presidenta da Legislativo araraquarense e primeira vereadora negra da história da Câmara, Thainara Faria (PT), foi indicada pelo presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), para conduzir a solenidade. “Vocês são fundamentais na minha vida, pois fortalecem a nossa luta em busca de nossos objetivos. Já vivemos muito tempo à margem da sociedade, agora estamos prontos para reaver e conquistar tudo aquilo que nos foi tomado”, afirmou Thainara, reconhecendo a relevância social dos homenageados.

“Receber a notícia de ter sido escolhida para o Prêmio Zumbi deste ano rendeu lágrimas de alegria genuína, eu me senti muito honrada por ter sido lembrada. Carregamos em nossa história um prêmio que inspira a luta, a resistência, a força e a humanidade do guerreiro Zumbi dos Palmares”, frisou a professora Valquíria, autora da tese de doutorado “Baile do Carmo: Festa, Movimento Negro e Política das Identidades Negras em Araraquara-SP”.

O empresário Claudio Claudino foi o indicado para receber o prêmio em 2020, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia, recebeu a homenagem juntamente com a vencedora de 2021. “É um sonho muito grande o que está acontecendo comigo hoje. Eu me sinto privilegiado de ter sido escolhido em meio a tanta gente boa que lutou e continua lutando pela nossa causa”, destacou o homenageado.

O presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Fábio Mahal, justificou a escolha dos homenageados: “Em um ano de pandemia e crise, como 2020, faz muito sentido homenagearmos um empresário bem conhecido, envolvido com o movimento negro, que representa o que os negros tanto precisam: emprego. Assim como em 2021, destacarmos uma professora doutora negra, quando o ensino precisa de ainda mais atenção, é muito significativo. O Prêmio Zumbi tem esse objetivo: dar visibilidade a pessoas negras de destaque, porque a história não fez isso”.

Contando como “driblou as estatísticas”, sendo uma mulher negra que, após engravidar aos 17 anos, conseguiu se formar em Direito e se tornar advogada, a vencedora do prêmio “Doutor Laphayetti Alves”, Sandra Mara, afirmou que a maioria da população é negra, mas os negros representam a maioria apenas nos setores marginalizados. “Então, receber essa homenagem é a certeza de que tudo deu certo e valeu a pena. É um marco para toda uma geração, que eu sirva de referência, assim como tantos serviram de referência para mim.”

Este prêmio foi criado pela Comissão da Igualdade, hoje Comissão de Combate à Descriminação Racial, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em referência à valorização e reconhecimento do trabalho de advogados negros que atuam na cidade. “Pela sua força, história de luta e superação para exercer a profissão, nós escolhemos a doutora Sandra para receber esse prêmio tão representativo”, concluiu o presidente da OAB de Araraquara, Tiago Romano.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), destacou que a solenidade é um momento muito importante para o Legislativo, que, “após um longo período com restrições, pode acolher a população para discutir um tema tão relevante como o combate ao racismo”.

Também participaram do evento os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Filipa Brunelli (PT), João Clemente (PSDB) e Paulo Landim (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), a secretária de Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Júnior; o professor Edmundo Oliveira, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Uniara; o coordenador do curso de Direito da Uniara, professor Fernando Passos; além de outras pessoas já homenageadas anteriormente com o mesmo Prêmio Zumbi, como a professora Maria Nazaré Salvador – 1º prêmio em 2005, Alessandra de Cássia Laurindo – 7º prêmio em 2011 e Maria Aparecida Alves, 15º prêmio em 2019.


Publicado em: 18 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

5ª edição do Diploma Mérito Escoteiro é realizada na Câmara

25 de abril de 2024

“Bravo, bravo, bravíssimo!” Pela quinta vez consecutiva, a Câmara realizou a entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (R...



Dia do Ferroviário (25/04)

25 de abril de 2024

No sábado (27), acontecerão, das 10 às 17 horas, as comemorações do Dia do Ferroviário, com atrações como exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feir...



Covid-19 e dengue (25/04)

25 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (25), mais 2 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.111 casos confirmados em 2024. Um paciente está internado em enfermaria em Araraquara. O...



Pint of Science (25/04)

25 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Liga de Basquete Feminino (25/04)

25 de abril de 2024

O Sesi Araraquara volta à quadra nesta quinta-feira (25), às 19 horas, no Ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (SP), pelo returno da fase de classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF), competiçã...



Dia da Dança (25/04)

25 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança, realizadas pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Cultura e Fundart, serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com in...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!