Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
610
No final de abril, o vereador Michel Kary (PL) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre o Programa Escolinhas de Esporte para o ano de 2025.
“O esporte de base no município de Araraquara promove inclusão social, incentivo a grupos vulneráveis, pessoas com deficiência, crianças e adultos que desejam praticar esportes e cuidar da saúde, contribuindo para a prevenção de doenças”, entende o parlamentar.
No documento, ele pergunta quando se iniciaram as atividades das Escolinhas de Esportes de 2025; qual a quantidade de alunos atualmente matriculados no programa, com a quantidade por modalidade; quais as modalidades esportivas oferecidas aos munícipes de Araraquara dentro do programa; em quais locais, praças, ginásios, escolas ou unidades esportivas essas modalidades estão sendo oferecidas; e quais as faixas etárias atendidas por essas modalidades.
Questiona ainda se há lista de espera ou demanda reprimida para alguma modalidade e, se sim, quais são essas modalidades; como é realizado o sistema de feedback ou ouvidoria para os pais, responsáveis ou participantes do programa; e se o programa possui parcerias com escolas, clubes, ONGs ou outras instituições.
“Nosso objetivo é fiscalizar e compreender o funcionamento do Executivo, atuando de maneira propositiva em prol da construção do bem comum”, reforça Kary.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer informa que as atividades das Escolinhas de Esportes foram retomadas no dia 17 de fevereiro, com a oferta inicial de 20 modalidades, atualmente ampliadas para 23.
Atualmente, o programa conta com 3.381 alunos inscritos, distribuídos nas seguintes modalidades: Atletismo (18), Basquete (30), Biribol (5), Boxe (65), Capoeira (62), Damas (187), Escolinha de Goleiros (2), Futsal (137), Futebol Feminino (4), Futebol (1.181), Ginástica Artística (509), Handebol (143), Judô (24), Karatê (175), Kickboxing (21), Natação (381), Skate (9), Taekwondo (46), Tênis de Campo (15), Tênis de Mesa (30), Vôlei (416) e Xadrez (77).
A Secretaria observa que alguns alunos participam de mais de uma modalidade, totalizando 3.537, e, recentemente foram incluídas as modalidades de Futevôlei e Beach Tennis. O Vôlei de Praia aguarda inscrições para ser incluído também.
Segundo a pasta, as atividades são realizadas em 56 locais espalhados pelo município, entre praças, ginásios, escolas, centros esportivos, unidades de saúde, clubes e instituições parceiras (a lista completa pode ser conferida no documento de resposta do requerimento).
O programa atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. “Atualmente, não há lista de espera para nenhuma das modalidades. Especificamente na ginástica rítmica e artística, em razão de a contratação de profissionais estar em processo final, algumas inscrições ainda não foram absorvidas, com previsão de normalização em breve”, explica a Secretaria.
Ainda de acordo com a pasta, desde 10 de abril, foi instituído um canal de comunicação via WhatsApp, com cerca de 50 atendimentos realizados até a data de resposta do requerimento. “Estão previstas reuniões com pais e responsáveis para apresentação do projeto e o aprimoramento da comunicação com a comunidade.”
Quanto às parceiras, o programa conta com diversas, incluindo instituições assistenciais, ONGs, escolas e clubes, sendo a Unimed a principal parceira financeira.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara retoma nesta terça-feira (15), a partir das 15 horas, a realização das Sessões Ordinárias, após um período de recesso de dez dias no início deste mês. Os vereadores se reunir...
Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plen...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede serviços de reparos gerais da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabe...
No dia 3 de julho, o vereador Marcão da Saúde (MDB) enviou a Indicação nº 3188/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma cobertura metálica e de assentos na área externa da Unidade de Saúd...
A paralisação da obra da ponte entre os bairros Maria Luiza III e Jardim Aclimação tem gerado transtornos aos moradores da região. Por isso, o vereador Marcelinho (Progressistas) enviou o Requerime...
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.