Notícias



Programa Escolinhas de Esportes conta com mais de três mil alunos inscritos

Informações foram fornecidas após questionamentos do vereador Michel Kary (PL)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

1446


No final de abril, o vereador Michel Kary (PL) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre o Programa Escolinhas de Esporte para o ano de 2025.

 

“O esporte de base no município de Araraquara promove inclusão social, incentivo a grupos vulneráveis, pessoas com deficiência, crianças e adultos que desejam praticar esportes e cuidar da saúde, contribuindo para a prevenção de doenças”, entende o parlamentar.

 

No documento, ele pergunta quando se iniciaram as atividades das Escolinhas de Esportes de 2025; qual a quantidade de alunos atualmente matriculados no programa, com a quantidade por modalidade; quais as modalidades esportivas oferecidas aos munícipes de Araraquara dentro do programa; em quais locais, praças, ginásios, escolas ou unidades esportivas essas modalidades estão sendo oferecidas; e quais as faixas etárias atendidas por essas modalidades.

 

Questiona ainda se há lista de espera ou demanda reprimida para alguma modalidade e, se sim, quais são essas modalidades; como é realizado o sistema de feedback ou ouvidoria para os pais, responsáveis ou participantes do programa; e se o programa possui parcerias com escolas, clubes, ONGs ou outras instituições.

 

“Nosso objetivo é fiscalizar e compreender o funcionamento do Executivo, atuando de maneira propositiva em prol da construção do bem comum”, reforça Kary.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer informa que as atividades das Escolinhas de Esportes foram retomadas no dia 17 de fevereiro, com a oferta inicial de 20 modalidades, atualmente ampliadas para 23.

 

Atualmente, o programa conta com 3.381 alunos inscritos, distribuídos nas seguintes modalidades: Atletismo (18), Basquete (30), Biribol (5), Boxe (65), Capoeira (62), Damas (187), Escolinha de Goleiros (2), Futsal (137), Futebol Feminino (4), Futebol (1.181), Ginástica Artística (509), Handebol (143), Judô (24), Karatê (175), Kickboxing (21), Natação (381), Skate (9), Taekwondo (46), Tênis de Campo (15), Tênis de Mesa (30), Vôlei (416) e Xadrez (77).

 

A Secretaria observa que alguns alunos participam de mais de uma modalidade, totalizando 3.537, e, recentemente foram incluídas as modalidades de Futevôlei e Beach Tennis. O Vôlei de Praia aguarda inscrições para ser incluído também.

 

Segundo a pasta, as atividades são realizadas em 56 locais espalhados pelo município, entre praças, ginásios, escolas, centros esportivos, unidades de saúde, clubes e instituições parceiras (a lista completa pode ser conferida no documento de resposta do requerimento).

 

O programa atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. “Atualmente, não há lista de espera para nenhuma das modalidades. Especificamente na ginástica rítmica e artística, em razão de a contratação de profissionais estar em processo final, algumas inscrições ainda não foram absorvidas, com previsão de normalização em breve”, explica a Secretaria.

 

Ainda de acordo com a pasta, desde 10 de abril, foi instituído um canal de comunicação via WhatsApp, com cerca de 50 atendimentos realizados até a data de resposta do requerimento. “Estão previstas reuniões com pais e responsáveis para apresentação do projeto e o aprimoramento da comunicação com a comunidade.”

 

Quanto às parceiras, o programa conta com diversas, incluindo instituições assistenciais, ONGs, escolas e clubes, sendo a Unimed a principal parceira financeira.


Publicado em: 11 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessões itinerantes e regras sobre uso de praças públicas são aprovadas pela Câmara

20 de janeiro de 2026

A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....



Requerimento pede informações sobre avaliação de desempenho de funcionários da Fungota

20 de janeiro de 2026

Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...



Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar

20 de janeiro de 2026

A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....



Falta de segurança preocupa moradores do Residencial Parque São Lucas

20 de janeiro de 2026

A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...



IFSP – Sisu 2026 (até 23/01)

20 de janeiro de 2026

Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...



Teatro Sesi (20/01)

20 de janeiro de 2026

Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!