Notícias



Projeto de lei aprovado busca coibir práticas abusivas de funerárias em Araraquara

Iniciativa do vereador Aluisio Boi (MDB) passou por votação em plenário na Câmara e segue para sanção do prefeito Edinho Silva (PT)

Publicado por: Foto: Freepik


Um projeto de lei aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (19), de iniciativa do vereador Aluisio Boi (MDB), busca proteger o consumidor e coibir práticas abusivas de empresas prestadoras de serviços de assistência funerária em Araraquara.

O texto agora irá para sanção do prefeito Edinho Silva (PT). Segundo o projeto, as empresas funerárias ficam proibidas de oferecerem seus serviços caso a pessoa falecida já estiver amparada por outro plano funerário e, também, caso tratar-se de pessoa cujos serviços já sejam gratuitamente garantidos a ela pelo poder público — especialmente em razão de alguma vulnerabilidade familiar ou social.

“Quando há um acidente de moto, um homicídio, existe a funerária de plantão que vai e busca esse corpo. Se a família tem um serviço funerário que ela já paga, e que não é essa do plantão, ou se a família tem problemas sociais e financeiros em que o poder público pode prestar esse serviço, a família tem o direito de não usar a empresa funerária que foi buscar o corpo”, explicou Aluisio Boi durante a sessão.

O vereador argumenta que existem casos em que o familiar, abalado pela perda do ente querido, acaba convencido a dar sequência ao processo do funeral com a empresa que fez o recolhimento do corpo. Boi também esclarece que não havia uma legislação que protegesse o consumidor de seus direitos, até então.

“Em um momento vulnerável da família, de perda do seu ente querido, de um acidente [de trânsito], em que a gente tem que tomar decisões rápidas e na emoção, essa é uma forma de proteger. A função do vereador é pegar demandas da sociedade e, de alguma forma, regulamentar para que não aconteça nenhum tipo de dano, de constrangimento, à população e àquele que vai utilizar esse serviço. Mesmo em um momento de muita dor, ele é um consumidor e não pode pagar duas vezes pelo serviço”, complementou o vereador.

As empresas funerárias só poderão atender os casos apontados pela lei caso a família, ciente dos seus direitos, decida fazer o funeral com a outra empresa e deixe isso comprovado — o que deve ser apresentado documentalmente pela prestadora de serviços de assistência funerária.

O documento também afirma que as empresas de assistência funerária ficam obrigadas a afixar nas suas dependências, em local de fácil acesso e visualização, o inteiro teor da lei.

Em caso de descumprimento da lei, a multa prevista é de 30 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), o que equivale a R$ 2.203,20.


Publicado em: 25 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

JURAMA precisa de transparência, eficiência e imparcialidade

06 de maio de 2024

Um requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos) solicita que a Prefeitura envie informações sobre a Junta de Julgamento dos Recursos Administrativos do Município de Araraquara (JURAMA),...



Rotary Internacional completa 75 anos em Araraquara e é homenageado pela Câmara

03 de maio de 2024

O Rotary Internacional foi homenageado pela Câmara de Araraquara com Diploma de Honra ao Mérito, entregue em Sessão Solene realizada na quinta-feira (02), no Salão do Rotary Club Araraquara – Carmo...



Projeto cria cargo para profissionais cuidarem de estudantes com autismo

03 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara receberam um Projeto de Lei em que a Prefeitura propõe a criação do cargo de Agente de Apoio ao Estudante da Educação Especial (AAEEE). O projeto pod...



Programa social para a população LGBTQIA+ será debatido na Câmara

03 de maio de 2024

Está protocolado no sistema legislativo da Câmara Municipal de Araraquara um Projeto de Lei que institui no município o Programa “Transformação em Cores”, para incentivo à qualificação profissional...



Agenda Cultural – 03/05

03 de maio de 2024

Feiras Na sexta-feira (3), a partir das 19 horas, a FeirAfro acontece na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, na Vila Xavier, com lançamento da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol)....



Agenda Esportiva – 03/05

03 de maio de 2024

Ginástica artística Neste final de semana, o Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, sediará a 12ª edição da Copa Estadual de Ginástica Artística. A entrada é gratuita para o público em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!