Notícias



Projeto prevê criação de moeda social e banco comunitário em Araraquara

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propôs o debate sobre incentivo à economia solidária no município

2215


Na manhã desta segunda-feira (5), Dia do Meio Ambiente, a Câmara promoveu uma Mesa Redonda online com o tema “Moeda Verde, por que incentivar?”. O encontro, conduzido pela vereadora Fabi Virgílio (PT), contou com a presença da coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Silvani Silva, e da gerente municipal de Economia Criativa e Solidária, Flávia Andrade. O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET/Claro.

 

Logo no início do bate-papo, Fabi instigou as entrevistadas sobre a importância do tema, lançando a pergunta “o que a moeda verde tem a ver com segurança alimentar?”, uma vez que, segundo a parlamentar, o Brasil entra novamente no mapa da fome, englobando mais de 30 milhões de brasileiros vivendo nessa situação. Ao mesmo tempo, ela ressaltou que o país ocupa a 10ª colocação em desperdício de alimentos.

 

Desperdício

“Acredito que esses dados têm uma conexão direta porque não há como falar de miséria e do que a gente produz sem perguntar para onde estão indo esses alimentos, que poderiam ser utilizados”, argumentou a vereadora.

 

Para Silvani, antes da implantação de qualquer política pública de segurança alimentar, deve-se pensar sobre o desperdício. “A gente precisa rever os nossos padrões, estimulando o consumo consciente nas nossas casas. O desperdício de alimentos é o resultado de uma lógica capitalista que começa com a compra de sementes e atinge toda a cadeia de produção, que é complexa. Cabe ao poder público e à sociedade revisar a lógica da barriga vazia e da lixeira cheia. Penso que a moeda verde é um meio para mitigar o problema do desperdício.”

 

Banco de alimentos

A coordenadora pontuou ainda a atuação do Banco Municipal de Alimentos, que bateu a marca de uma tonelada de orgânicos processados que seriam desperdiçados, poluindo os aterros e gerando custos. “Esses alimentos foram doados por parceiros para a produção de compotas, molhos, doces e não contabiliza a quantidade de alimentos que foi doada para alimentar a população em situação de vulnerabilidade social em Araraquara.”

 

Economia solidária

Nesse contexto, de acordo com Flávia, Araraquara já contempla um plano municipal para a criação da moeda social e mais recentemente traçou diretrizes para um banco comunitário. “Existem mais de 100 moedas sociais no Brasil e o primeiro banco comunitário, o Palmas, que é de Fortaleza, foi criado em 1989. Em Araraquara, estamos dando os primeiros passos com uma iniciativa de desenvolvimento local para a criação da moeda social e verde.”

 

“O intuito da criação da moeda social é reduzir, reciclar e reutilizar, palavras que estão interligadas à economia criativa. Em Araraquara, há iniciativas importantes, como as feiras para escoamento de produtos de artesãos, assim como a implementação de diversas cooperativas, que visam à requalificação dos profissionais envolvidos”, destacou Fabi.

 

Desenvolvimento econômico

De acordo com Flávia, a moeda verde cumpre como função social trabalhar o desenvolvimento econômico local – cidade, distrito ou bairro -, englobando o comerciante, a população e o apoio do poder público. “O problema do descarte é real, embora exista no município sete cooperativas na incubadora pública de economia criativa e solidária, três delas trabalham com o recolhimento de resíduos sólidos, entre elas, a Acácia.”

 

Como resumo, as participantes apostam na confiança entre os três atores - comerciante, população e poder público – como fundamental para o fortalecimento da economia circular sem desperdício e com atenção à alimentação para todos, para a conclusão de um ciclo próspero.

 

Além disso, Flávia acredita na educação infantil como base para que o projeto de economia solidária ganhe forma e força em Araraquara. “Torço para que as próximas gerações tenham clareza sobre esses processos, fomentando a colaboração, preservando o meio ambiente e combatendo a fome.”


Publicado em: 05 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!