Notícias



Proposta de tratamento de lixo é apresentada na Câmara Municipal

Hortas experimentais de São Carlos mostraram resultados positivos

268


A Câmara Municipal recebeu na tarde da quarta-feira (25), convidado pelo vereador Elias Chediek (PMDB), o empresário e pesquisador Márcio Borali, representante da empresa Aliança Orgânica, que apresentou um projeto de compostagem de lixo orgânico.

O processo mostrado pelo empresário e biólogo pós-graduado em engenharia ambiental tem algumas diferenças do método tradicional, pois possui três fatores relevantes: o sistema de controle, trituração do material e a ação de microorganismos.

De acordo com o pesquisador, usando um mix de micro-organismos que acelera o processo de biodegradação do lixo orgânico, “o processo de compostagem, elimina o chorume tóxico ou qualquer odor, além de gerar um material que chamamos de fertilizante orgânico”, explicou.

Além de obter um produto final padronizado e homogêneo, sem gerar novos passivos ambientais como chorume e rejeitos, o método apresentado por Borali, reduz o volume em até dois terços e o lixo orgânico é transformado em adubo num período entre 45 e 65 dias. No método tradicional, esse processo leva no mínimo, 90 dias.

Outro ponto positivo é a utilização de uma área coberta e pavimentada, diferente do tradicional, que envolve a montagem de leiras em céu aberto, sujeita ao tempo.

Ao final da reunião, o Vereador sugeriu a elaboração de um pré-projeto de intenções para que seja submetido à análise de viabilidade financeira e jurídica por parte dos setores competentes. “Assim que o documento ficar pronto, em cerca de 15 dias, marcaremos um segundo encontro para avançarmos nas negociações”, afirmou.

“O lixo é um problema em Araraquara, pois estamos pagando pelo transbordo para outra cidade. Por isso estamos à busca de outras soluções”, concluiu.   Estiveram presentes os representantes das secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, além do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

 

O projeto

O método da compostagem controlada começou em 2008 e foi até 2011, por meio de um projeto piloto feito em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de São Carlos. Agora ele pretende fazer o mesmo em Araraquara.


Publicado em: 26 de junho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cassação de mandato de vereador será votada em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18)

11 de agosto de 2025

  Na próxima segunda-feira (18), às 10 horas, os vereadores votarão pela cassação do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) ou pelo arquivamento do caso da denúncia de “rachadinha”. A votação oc...



Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!