437
A Câmara Municipal recebeu na tarde da quarta-feira (25), convidado pelo vereador Elias Chediek (PMDB), o empresário e pesquisador Márcio Borali, representante da empresa Aliança Orgânica, que apresentou um projeto de compostagem de lixo orgânico.
O processo mostrado pelo empresário e biólogo pós-graduado em engenharia ambiental tem algumas diferenças do método tradicional, pois possui três fatores relevantes: o sistema de controle, trituração do material e a ação de microorganismos.
De acordo com o pesquisador, usando um mix de micro-organismos que acelera o processo de biodegradação do lixo orgânico, “o processo de compostagem, elimina o chorume tóxico ou qualquer odor, além de gerar um material que chamamos de fertilizante orgânico”, explicou.
Além de obter um produto final padronizado e homogêneo, sem gerar novos passivos ambientais como chorume e rejeitos, o método apresentado por Borali, reduz o volume em até dois terços e o lixo orgânico é transformado em adubo num período entre 45 e 65 dias. No método tradicional, esse processo leva no mínimo, 90 dias.
Outro ponto positivo é a utilização de uma área coberta e pavimentada, diferente do tradicional, que envolve a montagem de leiras em céu aberto, sujeita ao tempo.
Ao final da reunião, o Vereador sugeriu a elaboração de um pré-projeto de intenções para que seja submetido à análise de viabilidade financeira e jurídica por parte dos setores competentes. “Assim que o documento ficar pronto, em cerca de 15 dias, marcaremos um segundo encontro para avançarmos nas negociações”, afirmou.
“O lixo é um problema em Araraquara, pois estamos pagando pelo transbordo para outra cidade. Por isso estamos à busca de outras soluções”, concluiu. Estiveram presentes os representantes das secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, além do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
O projeto
O método da compostagem controlada começou em 2008 e foi até 2011, por meio de um projeto piloto feito em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de São Carlos. Agora ele pretende fazer o mesmo em Araraquara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.