790
O programa Visão do Futuro realiza acompanhamento para a prevenção e recuperação da saúde ocular em crianças de 6 a 7 anos, matriculadas no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública estadual.
Entendendo o programa como importante, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a adesão e publicização do Visão do Futuro em Araraquara, por meio de parcerias, principalmente com o Governo do Estado de São Paulo.
“O programa Visão do Futuro poderia agregar consistência aos exímios projetos realizados pelo poder público municipal, contribuindo para a saúde, bem-estar e futuro da população atendida. Alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental receberiam acompanhamento oftalmológico”, avalia o parlamentar.
Clemente explica que, no projeto, os professores são treinados para realizar testes de acuidade visual em sala de aula. “Todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares serão encaminhados para consulta com especialistas nas unidades de saúde do Estado”, detalha.
Após a consulta, as crianças que necessitarem receberão pares de óculos. “Os alunos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para tratamento especializado. O acompanhamento é feito até o segundo ano do Ensino Fundamental, quando as crianças que já receberam óculos passam por uma nova avaliação nos mutirões de saúde promovidos pelo programa”, completa o vereador.
Sobre o programa
O Visão do Futuro é uma iniciativa das secretarias da Educação do Estado e município de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo dados de outubro de 2017 do programa, entre 2009 e 2016 foram entregues 55.982 pares de óculos aos alunos, 1.022.586 alunos foram avaliados em sala de aula e 130.760 alunos participaram de consultas com especialistas.
Mais detalhes podem ser conferidos em www.educacao.sp.gov.br/visao-futuro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.