Notícias



Proteção das “calçadas jurássicas” é discutida em reunião



45


A Lei que protege as pedras que cobrem calçadas do município de Araraquara, com registros pré-históricos da existência e passagem de dinossauros na região está perto de ganhar a regulamentação que ainda faltava. É disso que tratou a reunião que a vereadora Juliana Damus (Progressistas) participou, nesta segunda-feira (30), na Secretaria de Justiça e Cidadania, da Prefeitura.

Em 18 de março deste ano foi sancionada a lei que dispõe sobre o procedimento de remoção, reforma, remodelação, readequação, descarte, pintura e outras obras envolvendo áreas destinadas ao passeio público revestidas de lajes de arenito da Formação Botucatu, de iniciativa da vereadora Juliana.

A Lei determina que o munícipe que possui lajes de arenito na calçada de sua casa e que tenha interesse em fazer qualquer obra que possa danificá-la, deva entrar em contato com a Prefeitura, para que um técnico seja enviado ao local com o objetivo de analisar se a pedra é ou não de interesse paleontológico, ou seja, se laje possui qualquer evidência paleontológica, seja uma pegada de dinossauro, gotículas de chuva ou até mesmo insetos.

A partir da avaliação técnica, a pedra retirada poderá ser enviada ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), caso possa ser utilizado como objeto de estudos.

Na reunião, Juliana e o arqueólogo, Robson Rodrigues, levaram algumas sugestões sobre como poderá ser feita a avaliação das lajes, para que fossem analisadas pela secretária Mariamalia de Vasconcellos Augusto e pela coordenadora de programas, Fernanda Antonioli Cardozo.

Na reunião, ficou decidido que o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) providenciará, através de técnico capacitado, a avaliação das lajes quando o munícipe tiver interesse em mexer na sua calçada. Para que a pedra de interesse paleontológico possa ser retirada, esse mesmo profissional deverá acompanhar o trabalho, evitando qualquer dano.

Ainda foi discutida a possibilidade de atualizar o mapeamento, já existente, das vias onde têm lajes de arenito da cidade, para que os munícipes possam ter conhecimento do valor histórico presente em frente suas casas.

Ficou acordado, ainda, que, depois de redigido, o decreto regulamentador será lido pela vereadora e pelo arqueólogo, para que eles possam apontar algo a ser acrescido e que possa não ter sido discutido na reunião. “Essas lajes de arenito são parte da história de nossa cidade. Portanto, é importante preservá-las e conscientizar a população araraquarense acerca da necessidade de mantermos esse museu a céu aberto”, destacou Juliana.


Publicado em: 04 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!