Notícias



Protocolo sanitário para retorno das aulas presenciais é insuficiente e incompleto

Relatório de comissão de vereadores deve ser apresentado e votado Sessão Ordinária

180


A Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Pela Vida, Pela Educação”, responsável por acompanhar e fiscalizar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação de Araraquara, protocolou, na terça-feira (8), o relatório final.

A Comissão, composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), João Clemente (PSDB) (Relator) e Guilherme Bianco (PCdoB) (Presidente), visitou, ao longo de três meses, 50 unidades de ensino, sendo 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 36 Centros de Educação e Recreação (CERs) e um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja). As visitas foram divididas entre os vereadores membros da comissão.

No relatório, a comissão destacou a urgência da vacinação de todos os profissionais da educação e evidenciou que o debate sobre o retorno das atividades presenciais na rede básica de ensino é controverso, não havendo consenso em nenhum estado do Brasil.

A Comissão também constatou que desde a retomada das atividades escolares da rede municipal, em 12 de abril, em pouco mais de um mês houve casos de Covid-19 positivados, tanto em crianças, como em servidores. Além disso, duas servidoras municipais da educação vieram a óbito decorrente da contaminação pelo coronavírus e que ambas foram contaminadas após a retomada das atividades presenciais.

Durante a vigência da Comissão, foram interditadas de forma temporária as unidades: CER Judith de Barros Batelli, no Selmi Dei; CER Profª Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Vale do Sol; CER Profº Dr. José Alfredo Amaral Gurgel, no Adalberto Roxo; CER Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina; CER Maria da Glória Fonseca Simões, no Jardim Maria Luiza; CER Eloá do Vale Quadros, na Vila Xavier; CER Maria José Pahim da Porciúncula; no Jardim Iguatemi; Emef Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul; Emef Henrique Scabello, no Parque das Hortências; Emef Gilda Rocha de Mello Souza, no Jardim Indaiá.

 

Adesão ao retorno

Dados da Secretaria Municipal de Educação mostram que a adesão ao retorno presencial foi de 24,87% nos CERs e de 11,57% nas Emefs. Menos da metade das famílias, que em janeiro declararam interesse pelo retorno presencial, aderiram ao plano de retomada. A Comissão acredita que a baixa adesão das famílias no retorno das aulas presenciais deve se tornar objeto de um amplo processo de discussão e investigação por parte dos gestores da educação municipal.

No relatório, há o apontamento de que, durante o retorno, a Prefeitura, junto às Secretarias da Educação e Saúde, aplicou estratégias de “busca e rastreio” e atuou de forma massiva com a testagem dos profissionais e alunos da rede municipal.

 

Questionários

A comissão elaborou um questionário com o objetivo de monitorar a situação do retorno presencial nas unidades escolares. A partir disso, pôde ter um panorama geral para diagnosticar quais medidas são efetivas, quais devem ser reforçadas e quais deveriam ser implementadas no protocolo para maior segurança de profissionais e alunos. Daí para adiante a Comissão constatou que o atual protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais é insuficiente e incompleto. Isso porque o conceito de bolha e o distanciamento não são suficientemente detalhados, cabendo diferentes interpretações; as unidades escolares de

construção mais antiga não conseguem manter a ventilação natural em diversos ambientes, além da equivocada recomendação da não utilização de ventiladores em quaisquer circunstância, em desacordo com as recomendações da OMS; não há previsão de padronização das máscaras utilizadas por estudantes e servidores, gerando todo tipo de má utilização desse instrumento fundamental para o combate a disseminação da Covid-19; há a necessidade de atualização dos protocolos; não houve um suficiente diálogo por parte da Secretaria Municipal da Educação com as diversas unidades, gerando  um baixo grau de conhecimento dos procedimentos e há uma ampla sensação de insegurança entre os servidores, que reflete na baixa adesão aos protocolos.

 

Recomendações

Nesse sentido, a Comissão sugere medidas para o Executivo. Dentre elas, a vacinação imediata de todos os profissionais que atuam nas unidades de educação; recomenda que o protocolo seja revisado continuamente, levando em consideração as etapas educacionais, conjuntura epidemiológica de Araraquara e estrutura individual de cada unidade; a distribuição máscaras PFF2 ou N95 para todos os profissionais envolvidos no retorno das atividades escolares, incluindo os trabalhadores terceirizados; distribuição de óculos de proteção e luvas em todas as unidades de ensino, a fim de prover maior segurança e fazer com que os protocolos de segurança seja seguido; treinamento presencial especializado para professores e agentes educacionais sobre medidas de prevenção do protocolo, a fim de esclarecer todas as dúvidas sobre sua aplicabilidade nas unidades e aumentar o grau de informação sobre a transmissão do vírus; treinamento presencial especializado para equipe de limpeza e cozinha, esclarecendo quais cuidados devem ser redobrados ao realizar os serviços de limpeza, como higienização de superfícies, brinquedos, utensílios de cozinha, entre outros.

 

Para acessar o documento completo, acesse aqui.


Publicado em: 14 de junho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier.   O parlamentar solicita que...



Jogos Regionais 2024

15 de julho de 2024

Araraquara é a grande campeã da 66ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, sediada em Sertãozinho. Após ultrapassar Franca na última quinta-feira (11), a Morada d...



Campanha - Adoção de Animais

15 de julho de 2024

O Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel", localizado no Parque Infantil, receberá mais uma edição da Campanha de Adoção de Animais, no próximo sábado (20), das 9h30 às 13h. A ação é realizada pe...



Documento pede sistema semafórico em via de trânsito intenso do Santa Angelina

15 de julho de 2024

Uma indicação protocolada à Prefeitura solicita estudos técnicos para a implantação de sistema semafórico na esquina da Rua Manoel Rodrigues Jacob com a Avenida Arlindo Anastácio da Silva, no Santa...



Agenda Cultural – 12/07

12 de julho de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (12), das 19 às 22 horas, tem Feira da Lua na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com artesanato, culinária e brechó, com expositores de Araraquara e re...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!