1625
A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Secretaria de Educação solicitando informações sobre os protocolos de aleitamento e desfralde praticados nas escolas públicas municipais infantis da cidade.
O documento requer uma série de dados sobre como estes dois procedimentos se dão na rede pública escolar municipal, com o objetivo de entender se os direitos das crianças e mães estão sendo resguardados.
O requerimento questiona, por exemplo, qual a estrutura oferecida às mães que optam por amamentar seus filhos nas creches e se ela está disponível em todas as unidades.
Também pergunta se existe a possibilidade de oferta do leite materno extraído previamente e, em caso positivo, como se dá o armazenamento e preparo do leite.
Sobre o desfralde, a parlamentar pergunta qual o protocolo do município, se ele é definido em acordo com as mães e de acordo com evidências científicas da área da Psicologia Infantil sobre o assunto.
“O aleitamento materno é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e única alimentação necessária para as crianças até os seis meses de vida. Por isso, temos de garantir que todas as crianças matriculadas nas nossas creches e amamentadas por suas mães acessem este direito”, diz Fabi.
Da mesma forma, a vereadora lembra que o desfralde infantil é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da autonomia de uma criança e que precisa ser feito de forma lúdica, sem pressão e sem constrangimento para a criança. “É um momento importante para as nossas crianças e que, se feito da forma errada, pode deixar traumas que irão refletir em sua autoestima e segurança na vida adulta”, reforça e finaliza a parlamentar.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.