807
A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Secretaria de Educação solicitando informações sobre os protocolos de aleitamento e desfralde praticados nas escolas públicas municipais infantis da cidade.
O documento requer uma série de dados sobre como estes dois procedimentos se dão na rede pública escolar municipal, com o objetivo de entender se os direitos das crianças e mães estão sendo resguardados.
O requerimento questiona, por exemplo, qual a estrutura oferecida às mães que optam por amamentar seus filhos nas creches e se ela está disponível em todas as unidades.
Também pergunta se existe a possibilidade de oferta do leite materno extraído previamente e, em caso positivo, como se dá o armazenamento e preparo do leite.
Sobre o desfralde, a parlamentar pergunta qual o protocolo do município, se ele é definido em acordo com as mães e de acordo com evidências científicas da área da Psicologia Infantil sobre o assunto.
“O aleitamento materno é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e única alimentação necessária para as crianças até os seis meses de vida. Por isso, temos de garantir que todas as crianças matriculadas nas nossas creches e amamentadas por suas mães acessem este direito”, diz Fabi.
Da mesma forma, a vereadora lembra que o desfralde infantil é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da autonomia de uma criança e que precisa ser feito de forma lúdica, sem pressão e sem constrangimento para a criança. “É um momento importante para as nossas crianças e que, se feito da forma errada, pode deixar traumas que irão refletir em sua autoestima e segurança na vida adulta”, reforça e finaliza a parlamentar.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), protocolou seis indicações, apresentando à Prefeitura a necessidade de realização de melhorias de infraestrutura e acessi...
Nos últimos seis meses, 308 crianças vítimas de abuso sexual foram atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araraquara. A informação foi obtida a partir de...
Não há previsão para finalização das obras na sede do Núcleo de Gestão Ambulatorial “Dr. Francisco Logatti”, o NGA-3, e do Ambulatório Trans. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Obra...
As Indicações 2999 e 2944/2025 pedem que a Prefeitura reforce a segurança em serviços públicos de educação e saúde. A primeira, de autoria do vereador Paulo Landim (PT), solicita guarda para escola...
O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura uma indicação sugerindo estudos e planejamento para a implementação de um Programa Municipal Emergencial de Zeladoria e Manutenção de Praças da V...
Uma rampa de acesso danificada, uma faixa de pedestres com pintura desgastada e a falta de vagas para motocicletas e vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) motivaram as Indicações nº...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.