SIGA-NOS:


Acessibilidade   |   A+   |   Contraste

Notícias



Rafael Torres Azevedo recebe Diploma de Atuação na Política sobre Drogas

Sessão Solene da Câmara Municipal foi realizada na noite de segunda-feira (26) e homenageou o psicólogo e funcionário do Caps-AD

1255


O Diploma de Atuação na Política sobre Drogas de 2021 foi entregue ao psicólogo Rafael Torres Azevedo, funcionário do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain” (Caps-AD), em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (26).

 

A indicação do homenageado é feita pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araraquara (Comad) entre as sugestões apresentadas por vereadores, entidades, associações, sociedade civil, secretarias e conselhos municipais.

 

Instituída em 2011, a honraria é entregue a pessoas que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos de prevenção quanto ao uso de drogas ou de reabilitação de usuários, como forma de incentivar ações da sociedade civil.

 

“Seu trabalho no Caps-AD é reconhecido por sua abordagem humanizada e empática. O Rafael busca estabelecer vínculos terapêuticos sólidos com seus pacientes, proporcionando um ambiente seguro para a expressão de emoções e experiências. Sua atuação é guiada pelo compromisso de promover a dignidade humana, fornecendo suporte emocional e estratégias eficazes para enfrentar os desafios da dependência química, que não são poucos”, disse o vereador Alcindo Sabino (PT), que presidiu a sessão.

 

Representando o Comad, Matheus Caracho Nunes, que era presidente do conselho quando a indicação foi apresentada, destacou que Rafael Azevedo defende a valorização da ciência e do cuidado. “Ele defende uma política de drogas baseada em evidências, e não em ‘achismos’. Que privilegia o cuidado e a atenção, sobretudo para aqueles que mais sofrem, para as pessoas que são vulnerabilizadas pelo cotidiano violento, para os pretos, pobres e periféricos. Atuando no Caps-AD, o Rafael vem desenvolvendo um trabalho muito elogiado”, afirmou.

 

A gestora do Caps-AD, Stella Glenia Tostes Dias, falou sobre o orgulho de trabalhar com Rafael. “É uma honra dividir uma jornada com esse menino. Uma jornada que ele conduz com muita dedicação, afinco, responsabilidade e conhecimento. Essa homenagem é mais que merecida. Essa e todas as outras que você vai receber ao longo da sua vida”, declarou.

 

Rafael agradeceu pela homenagem e utilizou seu discurso para relatar suas experiências e seus métodos de acolhimento e tratamento dos dependentes químicos. “Eu falo para os meus pacientes do Caps-AD que eles não têm problemas com drogas. A droga vem para preencher algo que está errado. E, se a gente não for à raiz do problema, vai continuar preenchendo”, observou.

 

“A gente precisa começar a entender a questão das drogas muito além da dependência química. Segundo a OMS, a grande maioria das pessoas que usam drogas não tem problema. É uma minoria. E é para essa minoria que a gente trabalha no Caps-AD diariamente. A gente precisa rever essa questão das drogas, pensar em regulamentação, parar de hipocrisia”, opinou Rafael.

 

O evento ainda teve presenças da vereadora Fabi Virgílio (PT) e da secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, além de familiares e amigos do homenageado.

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistida na íntegra pelo YouTube.

 

Biografia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Rafael Torres Azevedo tem mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cuja pesquisa é denominada “Redução de danos e vínculos com usuários de drogas: a escuta do olhar de um palhaço” — nesse estudo, Rafael atuou como palhaço para criar vínculos e se aproximar da população em situação de rua (a maioria, usuária de álcool e outras drogas).

 

O homenageado trabalha principalmente nos temas dependência química, redução de danos e resiliência aos sujeitos mais vulneráveis.


Publicado em: 27 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 09/05

09 de maio de 2025

              Música   No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...



Agenda Esportiva – 09/05

09 de maio de 2025

    Basquete feminino   Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...



Oficina: fabricação de tintas

09 de maio de 2025

Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...



Adequações do Plano Diretor para atividades comerciais serão debatidas na Câmara

09 de maio de 2025

Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...



CEI da Educação tem início na Câmara Municipal

08 de maio de 2025

  Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...



Nota de pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, o Galo

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!