Notícias



Saúde aplicou mais de 4 mil doses da vacina contra a poliomielite em bebês em 2025

Vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre a vacinação no município

Publicado por: Foto: Governo do Amapá

77


No fim de setembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) pediu informações à Secretaria Municipal da Saúde, por meio de um Requerimento, sobre a vacinação contra a poliomielite no município nos últimos cinco anos. O parlamentar solicitou dados detalhados sobre o número de pessoas vacinadas, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e as medidas adotadas em casos de baixa cobertura, além de questionar a existência de recusas vacinais ou dificuldades de acesso às unidades de saúde.

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou à Câmara a resposta ao Requerimento apresentado pelo vereador. O levantamento mostra que, entre 2020 e 2025, o número de nascidos vivos na cidade diminuiu, registrando, pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 2.582 em 2020 e para 2.330 em 2024. No mesmo período, as doses aplicadas em crianças menores de um ano de idade reduziram de 7.324 vacinados em 2020, para 5.341 em 2024. Em relação à mesma faixa etária, em 2025, foram 1.621 nascidos vivos e 4.290 doses da vacina aplicadas.

 

Entre as crianças maiores de um ano, as aplicações de reforço oscilaram ao longo dos anos, com destaque para 3.825 doses aplicadas em 2025, havendo também um aumento de 2020 para 2024, de 5.144 doses para 6.746.

 

O documento explica que o número de doses aplicadas em crianças menores de um ano deve corresponder a três nessa faixa etária. Já as doses aplicadas em crianças maiores de um ano (doses de reforço) devem corresponder a 2 doses por criança até setembro de 2024, e a uma dose por criança a partir de novembro de 2024, quando teve início o novo esquema vacinal exclusivo com a vacina inativada.

 

Novo protocolo

De acordo com o documento do Executivo, o Ministério da Saúde alterou, em 2024, o esquema vacinal contra a poliomielite, substituindo a Vacina Oral Bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, pela Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), aplicada por via injetável.

 

O novo protocolo da vacinação contra a poliomielite estabelece o uso exclusivo da vacina inativada (VIP) em todas as doses, incluindo o reforço. Desde novembro de 2024, o esquema vacinal passou a ser: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses e um reforço único aos 15 meses de idade. A dose de reforço anteriormente administrada aos 4 anos não é mais necessária.

 

A Secretaria destacou que o cálculo da cobertura vacinal é feito com base no número de nascidos vivos, já que o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta faixas etárias agregadas. Para alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, várias ações estratégicas vêm sendo adotadas, como:

 

  • Busca ativa de crianças com vacinas atrasadas pelas equipes da Atenção Primária à Saúde;
  • Campanhas de multivacinação e dias “D” de vacinação, como o realizado em 8 de outubro de 2025;
  • Ampliação dos pontos de imunização, com parcerias em escolas, creches e eventos comunitários;
  • Capacitação contínua de profissionais de saúde sobre manejo e registro de vacinas;
  • Ações de comunicação e mobilização social, com uso de redes sociais e visitas domiciliares.

 

O relatório também menciona casos pontuais de recusa vacinal, motivados por desinformação ou medo de reações adversas. Nesses casos, as equipes têm atuado com orientações individualizadas e, quando necessário, com o apoio do Conselho Tutelar para sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da imunização.

 

Entenda

A poliomielite está erradicada no Brasil há 31 anos, quando o país recebeu a certificação da eliminação da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A eliminação foi resultado de campanhas de vacinação em massa que alcançaram altas coberturas vacinais.


Publicado em: 23 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Choro das Águas (26/10)

23 de outubro de 2025

O projeto Choro das Águas terá uma tarde de atrações variadas e para todas as idades no domingo (26), na Praça do Daae – Fonte Luminosa. Na programação, destaque para a apresentação música com Sofi...



Construção de ponte entre Vila Velosa e Jardim Brasília é indicada em documento

23 de outubro de 2025

A construção de uma ponte entre a Vila Velosa e o Jardim Brasília, sobre a linha férrea, foi sugerida na Indicação nº 4846/2025, enviada pelo vereador Coronel Prado (Novo) à Prefeitura.   De acor...



Araraquara Rock: nova estrutura do festival motivou ajuste nos valores pagos a organizadores

23 de outubro de 2025

A ampliação dos serviços de curadoria do Araraquara Rock foi a justificativa apresentada pela Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) para o aumento nos valores pagos à empr...



Apresentações e oficinas

22 de outubro de 2025

O programa “Cuidando da nossa Morada” realiza no sábado (25), das 9 às 13 horas, na Emef “Henrique Scabello”, no Jardim Hortências, ações gratuitas para a população. A Secretaria Municipal de Cultu...



Utilização dos recursos do Fundeb é objeto de questionamento

22 de outubro de 2025

O vereador João Clemente (Progressistas), em Requerimento à Prefeitura de Araraquara, solicita informações detalhadas sobre a utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu...



Indicação sugere troca da areia nos tanques da Praça do Paliteiro

22 de outubro de 2025

Os tanques de areia da Praça do Paliteiro, situada na Rua Nove de Julho, no Centro de Araraquara, precisam que o material seja substituído.   Em Indicação à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!