2918
O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. Em média, são 66 bebês que nascem da barriga de mil meninas entre 14 e 19 anos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, reunidos pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), foram mais de 19 mil nascidos vivos por ano de mães com idade entre 10 a 14 anos no ano de 2021.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência vai de 10 a 19 anos, e as consequências emocionais são mais intensas quando a gravidez ocorre até os 14 anos.
“A gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós-parto”, colocou a vereadora Fabi Virgílio (PT) em requerimento encaminhado à Prefeitura no qual pediu informações sobre o número de gestações na adolescência em Araraquara e territorialidade atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos seis meses.
No documento, a parlamentar perguntou sobre o número de grávidas dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 19 anos de idade acompanhadas pela rede municipal de saúde e os bairros das unidades de saúde nas quais elas foram ou são atendidas.
Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, informou que o Município atendeu, no referido período, 7 gestantes entre 10 e 14 anos de idade, sendo 3 na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque São Paulo, 1 no Centro Municipal de Saúde (CMS) do Selmi Dei IV, 1 na USF do Adalberto Roxo, 1 na USF do Maria Luiza e 1 na USF do Santa Lúcia II Em relação aos bairros, foram 3 do Parque São Paulo, 1 do Selmi Dei IV, 1 do Adalberto Roxo I, 1 do Maria Luiza IV e 1 do Tamoio.
Já as gestantes entre 15 e 19 anos somaram 149. Os principais atendimentos ocorreram na USF do Valle Verde (25), CMS do Selmi Dei IV (11), USF do Iedda (10), USF do Hortências (9), USF do Vale do Sol (9), CMS do Iguatemi (8) e USF do Victório de Santi (7). Os bairros principais das gestantes são Valle Verde (15), Selmi Dei (10), Victório de Santi (4), Roxo I (3), Victório de Santi II (3), Vale do Sol (2) e Vila Suconasa (2). A lista completa pode ser conferida no documento de resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integra...
A Câmara Municipal agendou duas Sessões Extraordinárias para debate e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A primeira votação está marcada para esta terça-feira (4), às 18...
O curso presencial e gratuito “Planejamento, gestão e execução de projetos culturais” está com inscrições abertas. A atividade será ministrada por Amanda Alves Prado, e acontecerá no dia 5 de novem...
A 2ª Semana do Maracatu acontecerá de 7 a 9 de novembro, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, haverá oficinas, rodas de conversa, apresentações...
A obrigatoriedade da instalação de lombofaixas em frente a escolas de Araraquara e outros três projetos estão na pauta da 40ª Sessão Ordinária. O encontro dos vereadores está marcado para as 15 hor...
Com o objetivo de obter informações sobre o fluxo de encaminhamentos realizados nas unidades de urgência, a vereadora Maria Paula (PT) apresentou o Requerimento nº 1544/2025, por meio do qual solic...
        
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.