Notícias



Saúde Cidadã está de volta com mais de 10 mil procedimentos previstos em dois meses

Anúncio foi feito pela secretária da Saúde em evento na tarde da terça-feira (14)

3121


Com mais de 2 anos de cirurgias represadas, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou, na tarde da terça-feira (14), a volta do Saúde Cidadã. O programa deverá atender a mais de 10 mil procedimentos ao longo de dois meses, conforme detalhou a secretária Eliana Honain.

 

“Estamos relançando um programa extremamente importante. Nosso desafio é dar conta de toda a demanda reprimida, e a Santa Casa se colocou à disposição para articular todas essas necessidades, tanto que temos pacientes que já realizaram suas cirurgias", afirmou Eliana.

 

A secretária detalhou a grande demanda para próteses e relatou que foram identificadas áreas com maior dificuldade para definição do número de cirurgias por mês. “Nossas maiores filas nos exames são para ultrassom e ecocardiograma, que dependem do médico, não só da máquina, e ressonâncias.”

 

Representando o Conselho Municipal de Saúde, Rosana Nasser entende que a cidade já sai na frente no pós-pandemia. “A população de Araraquara agradece, pois esse programa de cirurgias eletivas é uma coisa pela qual o Conselho vem lutando há tempos, mesmo durante a pandemia. Os pacientes sofrem muito esperando, e isso vem ao encontro dos anseios da população.”

 

O diretor técnico da Santa Casa de Araraquara, André Nogueira, prevê muito trabalho pela frente. “Nosso compromisso é de ser parceiro da Secretaria da Saúde nessa questão das cirurgias eletivas. Sabemos a grande dificuldade que será, mas cumpriremos as cirurgias eletivas conforme a nossa capacidade.”

 

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Landim (PT) afirmou que a parceria entre Secretaria da Saúde e Santa Casa é muito importante. “Estou muito contente hoje, pois acho que isso é um começo, mas temos que ter paciência. O vereador cobra, mas somos parceiros e vamos atrás de emendas.” 

 

A Secretaria da Saúde entrará em contato com os pacientes para realizar os agendamentos, priorizando os casos mais urgentes.

 

Participaram do evento os vereadores Aluisio Boi (MDB) – presidente da Casa de Leis, Lucas Grecco (PSL) – 2º secretário da Mesa Diretora, Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB); as secretárias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o provedor da Santa Casa de Araraquara, Marco Antônio Brandão; as coordenadoras de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e de Atenção Básica, Talitha Martins; e a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz.

 

O programa

O "Saúde Cidadã – Pós Pandemia" é uma nova edição do programa de mutirão para agilizar a realização de cirurgias e exames represados em parceria com a Santa Casa. Criado em 2017 para suprir a demanda por exames e cirurgias eletivas na rede municipal de saúde, o Saúde Cidadã realizou mais 20 mil procedimentos no seu primeiro ano. Nesta nova e primeira fase, quase 10 mil procedimentos serão realizados.

 

O investimento conta com recursos próprios da Prefeitura e também com emendas parlamentares da deputada estadual Márcia Lia (PT) e dos deputados federais Nilton Tatto (PT), Alexandre Padilha (PT), Carlos Zarattini (PT), Arnaldo Jardim (Cidadania), Rui Falcão (PT) e Paulo Teixeira (PT).


Publicado em: 15 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema “Muralha Paulista”

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...



Agosto Lilás (29/08)

29 de agosto de 2025

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove no sábado (30), das 9h às 13h, no CEU das Artes, o Pit Stop Agosto Lilás, uma ação de sensibilização e distribuição de placas para mot...



Avanços e obstáculos na defesa de mulheres contra violência são tema de Audiência Pública na Câmara

29 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de segunda-feira (25), a Audiência Pública “Voz e justiça: O que avançamos em 19 anos de Lei Maria da Penha?”. O evento foi convocado pelas vereadoras Fabi Virgílio, Fil...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!