1770
No final de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o programa “Saúde em Casa” e também referentes a farmácias que atendem a 34 unidades de saúde do município.
No documento, o parlamentar lembrou que o “Saúde em Casa” foi lançado em 2018 e questionou o Executivo sobre o funcionamento do programa: “O ‘Saúde em Casa’ iria realizar a entrega de medicamentos nas residências e propiciar assistência, onde o farmacêutico iria acompanhar e prestar orientação ao paciente”.
Angeli pontuou que nem todas as unidades de saúde contam com sua própria farmácia. “Recebo muitas reclamações de pacientes que precisam se deslocar para unidades de saúde de outros bairros para retirar os medicamentos.”
O vereador questionou também sobre a possibilidade de cada unidade contar com sua própria farmácia. “Toda praticidade para a população, que tem vivido em um mundo cada vez mais difícil, é bem-vinda”, pontua.
Em resposta, a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Silvana Lee, informou que o programa está ativo na cidade e tem atendido uma média de 2.620 pessoas por mês.
Ela detalha que, atualmente, na Atenção Básica e na Farmácia Central são 27 farmacêuticos. Sobre a possibilidade de todas as unidades de saúde contarem com sua própria farmácia, a gerente explica que, no momento, não é possível, pois “temos unidades de saúde sem área física para instalação de farmácia”.
"É fundamental que sejam feitas melhorias contínuas para atender às necessidades da nossa população. Ficamos satisfeitos com o funcionamento do programa 'Saúde em Casa', beneficiando quase 2.700 pessoas por mês. No entanto, ainda há unidades de saúde sem farmácia, o que gera inconveniência para os pacientes. A Prefeitura precisa buscar soluções para proporcionar praticidade e comodidade, garantindo que todas as unidades possam contar com sua própria farmácia. Só assim poderá oferecer um serviço de qualidade e acessível para todos", explica e conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.