Notícias



Saúde esclarece programa de cadeiras de rodas

Vereador João Clemente (PSDB) havia feito indicação sobre tema ao Executivo

115


No dia 27 de setembro, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou a Indicação nº 4.244/2021 ao Executivo, solicitando a realização de estudos acerca da criação do Programa Banco Municipal de Cadeiras de Rodas.

“O objetivo é disponibilizar a doação, o empréstimo e o conserto de cadeiras de rodas no âmbito municipal. Mesmo com a existência de organizações e entidades que realizam um trabalho excelente sem ônus nessa área, o poder público também pode se ater ao processo de doação”, destacou o parlamentar no documento.

Clemente sugeriu ainda que fossem realizados acordos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), a fim de criar o programa no município.

Em resposta, o gerente de Reabilitação da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Garlippe, informou que o município, por meio do SUS, já tem um programa de dispensação de cadeiras de rodas, inclusive adaptadas e motorizadas, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand”, para pessoas com deficiência física. “A porta de entrada para ter acesso ao Serviço é a Atenção Primária à Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, Unidades Especializadas e Hospitalares. Neste caso, como exemplo, temos os casos pós-cirurgias de amputação, após acidente vascular cerebral.”

O gerente explica que o CER, bem como seu programa de dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, é integrante da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS desde 2017, portanto deve seguir rigorosamente a legislação e a política pública existente do Ministério da Saúde, inclusive a Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS; a Portaria nº 835, de 25 de abril de 2012, que institui incentivos financeiros de investimento e de custeio para o Componente Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS; e o Instrutivo de Reabilitação Física, Auditiva, Intelectual e Visual do Ministério da Saúde.

“É importante salientar que, anualmente, prestamos contas de todas as ações envolvidas no Instrutivo de Reabilitação supracitado, por meio de monitoramento da área técnica da Coordenação Geral da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, e o não atendimento às normas vigentes acarreta perda da Habilitação Federal do CER. Portanto, salientamos que há a necessidade de atender às portarias e regras técnicas do Ministério da Saúde, de modo que não sejamos penalizados com corte de recursos financeiros e descredenciamento do serviço em tela”, finaliza Garlippe.

Clemente entende como “críveis de veracidade as elucidações trazidas e agradece imensamente, inclusive em nome da população que utiliza referidos serviços”. “Quando prevalece o diálogo e o entendimento, quem ganha é a população que mais precisa do serviço público em cotejo”, encerra o vereador.


Publicado em: 01 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...



Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier. O parlamentar solicita que se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!