4805
Foram sancionadas quatro novas leis, pelo prefeito Edinho Silva (PT), durante ato que aconteceu na Prefeitura na manhã desta quinta-feira (17), com presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Aluísio Boi (MDB), e do líder da bancada do PT, vereador Paulo Landim. As legislações são provenientes do Legislativo e contemplam as áreas de saúde, espaços urbanos, arte e tecnologia.
O Projeto de Lei nº 1/2022, de autoria do vereador Gerson da Farmácia (MDB), foi o primeiro a ser sancionado. A nova legislação institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a ser comemorado anualmente em 12 de agosto. De acordo com o parlamentar, a data para a celebração foi escolhida por remeter ao valor da pressão arterial “12 por 8”, considerada a medida ideal. “A hipertensão arterial ou pressão alta é um problema bastante comum, que atinge mais de 38,1 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, número que equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019”, ressaltou Gerson.
O vereador ainda destacou que, segundo a lei, a data pode ser comemorada com reuniões, palestras, seminários, campanhas, ações educativas e demais atividades cujo objetivo seja conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença; sendo que os recursos necessários para atender as despesas serão obtidos mediante parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem gerar gastos ao município.
Na sequência, tornaram-se lei o Projeto de Lei Complementar nº 22/2021 e o Projeto de Lei nº 13/2022, ambos de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT). O primeiro institui a permissão para instalação e uso de “Parklets/Vaga Viva” no município, com possibilidade de ampliação do passeio público, por meio da liberação de espaços antes ocupado por veículos, possibilitando a instalação de bancos, floreiras ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação, uso coletivo ou manifestações artísticas. Já o segundo institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais – Pedro Paulo Zavagli – Spiga, a ser comemorada anualmente na segunda semana de outubro.
“É uma honra enquanto vereadora poder elaborar esses dois projetos. Os parklets/vaga viva são intervenções urbanas temporárias de caráter local, que promovem o uso do espaço público de forma democrática para a permanência de pessoas, possibilitando maior interação social entre elas. Enquanto criar uma semana municipal que valorize os compositores locais e poder homenagear este homem incrível que foi o compositor Pedro Paulo Zavagli – Spiga, é, sem sombra de dúvida, uma oportunidade de honrar o seu legado e semear futuro para os compositores locais que merecem ser valorizados e incentivados”, frisou Fabi.
Também foi sancionado o Projeto de Lei Complementar nº 33/2021, de autoria dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB), que prevê as regras para a instalação da “tecnologia 5G” em Araraquara. “A partir da regulamentação para implantação dessa tecnologia no município, lembrando que somos a 60ª cidade a fazer isso, poderemos ser agraciados com investimentos na área mais rapidamente. Muitas capitais ainda não tomaram tais providências”, afirmou Bianco. O vereador também destacou que a área de tecnologia gera muitos empregos. “Queremos colocar Araraquara na contramão do que está acontecendo no país, gerando mais oportunidades de emprego e renda para a população.”
O prefeito reconheceu a importância das novas normas. “Para quem, muitas vezes, não conhece o trabalho da vereadora e do vereador, quando a gente sanciona leis como essas, as pessoas começam a ter dimensão da importância da Câmara Municipal. Uma Câmara atuante, que trabalha e está plugada com as coisas da cidade”, concluiu.
Também estavam presentes Mateus Estrella, representando os profissionais da saúde, Rafael Orsi, professor dos cursos de Ciências Sociais e Administração Pública da Unesp, o compositor Rodolfo Sotratti, e Neusa Zavagli, sendo estes dois últimos, respectivamente, amigo e irmã do compositor homenageado Pedro Paulo Zavagli; além de servidores da Prefeitura e representantes da sociedade civil.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.