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A terceira Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, conforme o Projeto de Lei nº 163/2024, aconteceu na tarde desta quarta-feira (22) no Plenário da Casa de Leis. A LDO é votada anualmente pelos vereadores e estabelece as metas e prioridades do Executivo e do Legislativo para o ano seguinte. As exposições foram intermediadas pelo vereador Edson Hel (PV), presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, demonstrou os R$ 500.270.689,71 estimados para a pasta no próximo ano. Serão R$ 144 milhões para a Atenção Primária em Saúde, R$ 38 milhões para a Atenção Especializada, R$ 99 milhões para as Unidades de Urgência e Emergência (UPAs, Samu, Central de Regulação de Emergências e Unidade Melhado), R$ 15 milhões para a Assistência Farmacêutica, R$ 14 milhões para Ações e Serviços Públicos de Saúde (Asps) e R$ 32 milhões para Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Vigilância Sanitária.
Em seguida, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, apresentou o custo estimado total de R$ 45.475.000,00. Ele destacou os R$ 2,5 milhões e R$ 1 milhão que serão destinados, respectivamente, ao Terminal Rodoviário e ao Terminal Central de Integração. Já para o Pedágio de Bueno de Andrada serão R$ 6,5 milhões, que envolvem manutenção e melhorias da praça de pedágio e da estrada ARA-080.
Encerrando a audiência, a coordenadora de Bem-estar Animal, Carol Mattos Galvão, representando o Gabinete do Prefeito, explicou a previsão de R$ 9.742.000,00. Para o Bem-estar Animal serão R$ 6,5 milhões. Já para políticas sociais e solidárias serão R$ 681 mil.
Também participaram a vereadora Luna Meyer (MDB) e os vereadores Alcindo Sabino (PT) e João Clemente (Progressistas).
Cronograma de apresentações da LDO 2025
As próximas Audiências Públicas sobre a LDO estão programadas para acontecer nos dias 23 e 27 de maio, às 14 horas. Confira as datas das apresentações das secretarias e órgãos municipais e participe presencialmente ou de forma virtual, registrando sua pergunta nas redes sociais da Câmara durante a transmissão ao vivo ou acessando o formulário clicando aqui.
Quinta-feira (23)
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular;
Secretaria Municipal da Educação;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; e
Controladoria-Geral do Município.
Segunda-feira (27)
Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública;
Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social;
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Cultura;
Fundação de Arte e Cultura (Fundart);
Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae); e
Câmara Municipal de Araraquara.
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