Notícias



Secretaria de Obras responde sobre serviços asfálticos de baixa qualidade

Informações foram prestadas após requerimento do vereador Edson Hel (Cidadania)

1008


No dia 9 de junho, o vereador Edson Hel (Cidadania) protocolou o Requerimento nº 539/2021, solicitando ao Executivo informações documentadas sobre os serviços asfálticos prestados ao município, considerando a “má qualidade dos serviços asfálticos realizados pelas prestadoras terceirizadas no município de Araraquara”.

O parlamentar questionou o que a Prefeitura pode fazer para amenizar os problemas decorrentes dessa situação; se estão sendo realizadas autuações a essas empresas; qual a duração mínima dos serviços de recape feitos pelas terceirizadas; qual a diretriz adotada pela Prefeitura para que esses impasses sejam resolvidos sem que os contribuintes tenham que pagar em redundância por esses serviços; se o Executivo tem uma estimativa de quantos recapeamentos apresentaram problemas e, se sim, quanto tempo se passou desde a entrega da obra até o aparecimento das primeiras reclamações; quantos e em quais locais esses serviços de recape precisaram ser refeitos.

“O município já contava com um baixo investimento nesse setor e agora está quase paralisado em decorrência dos problemas na economia causados pela pandemia. Porém, há muitos investimentos nesse setor advindos de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, buscadas por vereadores, que também são cobrados pela sua base de origem. Por isso, precisamos entender essa questão a fundo e cobrar providências”, frisava Hel no documento.

O vereador também afirmou que havia diversos bairros na cidade onde o asfalto foi feito há pouco mais de um ano e já estaria deteriorado, “o que justifica a propositura, a fim de investigar o motivo desses problemas e de encontrar uma solução para a situação”.

Em resposta, o gerente de Obras Viárias e Drenagem, Daniel Siqueira, explicou que, quando da má prestação de serviços terceirizados é possível acionar a garantia dos serviços executados. “Sempre que são constatados serviços mal executados, as empresas executoras são notificadas imediatamente.”

Sobre a capa asfáltica, ele detalha que a duração média é de 8 a 12 anos com os esforços normais de tráfego. “O que pode abreviar essa vida útil é a situação da drenagem urbana na via. Quando há grande precipitação e o sistema de drenagem urbana não é capaz de captar a vazão gerada, esse excedente que escoa na camada de rolamento abrevia sua durabilidade.”

De acordo com o gerente, quando há má execução de serviços por terceirizadas, a Secretaria de Obras aciona a empresa para que o serviço seja refeito e os contribuintes não paguem em redundância. “Não temos registros de recapeamentos mal feitos no município e não foram refeitos serviços recentemente”, diz, finalizando os questionamentos de Hel.


Publicado em: 21 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...



Agenda Esportiva – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...



Mulheres e meninas na ciência: mesmo com avanços, acesso e permanência ainda são desafios

13 de fevereiro de 2026

Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...



Atenção, motoristas! (13/02)

13 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...



PAT (13/02)

13 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...



Posto Sebrae

13 de fevereiro de 2026

O Posto Sebrae Aqui instalado no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Universidade de Araraquara (Uniara) oferece atendimentos gratuitos à população de quarta a sexta-feira,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!