Notícias



Secretaria divulga valores de multas por podas drásticas aplicadas durante 18 meses

Informações foram apresentadas após requerimento do vereador Lucas Grecco (União Brasil) ao Executivo

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

2991


No início de novembro, o vereador Lucas Grecco (União Brasil) pediu em requerimento que fossem apresentados pelo Município os valores arrecadados referentes às multas por podas drásticas, em 2022 e no primeiro semestre de 2023, que foram emitidas de acordo com o que determina a Lei Complementar nº 14/1996.

Compreendendo a importância da arborização para o meio ambiente e tendo recebido diversas reclamações em seu gabinete relatando a aplicação de penalidades consideradas injustas e sem critérios técnicos, o parlamentar solicitou explicações sobre a realização desses procedimentos.

Grecco prossegue em seu documento perguntando quais medidas estariam sendo tomadas para diminuir o prazo de execução desses serviços, evitando que os moradores da cidade providenciem o corte por conta própria e sejam punidos, caso descumpram os padrões definidos pela legislação.

De acordo com os documentos enviados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Planejamento e Finanças, durante o período solicitado foram registradas 557 multas por podas drásticas – sendo 379 em 2022 e 178 nos primeiros seis meses de 2023 - resultando no valor total de R$ 74.082,12.

As especificações que determinam se houve infração constam na Lei Complementar nº 873/2016 e compreendem situações que envolvem desde a supressão de no mínimo 50% do volume da copa da árvore até a remoção total de um ou mais ramos principais, causando desequilíbrio irreversível da planta.

Sobre as providências adotadas pelo Executivo para reduzir o tempo de atendimento dos pedidos de podas, foi informado que os serviços são executados pelo programa “Prefeitura nos Bairros” e que todos os protocolos ou indicações recebidas são analisados, vistoriados e encaminhados para a empresa responsável quando confirmada a necessidade.

O titular da pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, segue explicando que há uma grande demanda de serviço na cidade, pois são de responsabilidade da secretaria todas as manutenções das espécies existentes no passeio público, canteiros centrais, praças, bosques, jardins, parques e área verdes de Araraquara.

Como o trabalho do setor abrangeria em torno de 180 mil unidades em toda a área urbana, considerando os dados divulgados em Audiência Pública realizada em julho, a ordem dos serviços obedece a uma lista de prioridades no atendimento, dando-se preferência a áreas localizadas no entorno de escolas, unidades de saúde, prédios e área públicas e nas vias principais dos bairros.


Publicado em: 18 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!