Notícias



Secretaria e Daae esclarecem medidas para evitar entupimento de bocas de lobo

Informações foram solicitadas pela vereadora Filipa Brunelli (PT)


Em novembro do ano passado, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a instalação de lixeiras na extensão das ruas Nove de Julho (2) e São Bento (3) e avenidas e ruas adjacentes.

“A ausência de lixeiras nesses trechos tem resultado em uma considerável quantidade de resíduos descartados de forma incorreta e, consequentemente, ocasionado o entupimento das bocas de lobo”, argumentou a parlamentar no documento.

Filipa perguntou em que estágio se encontrava a licitação mencionada na resposta emitida pela Prefeitura referente à Indicação nº 178/2021, que pedia a instalação de lixeiras, quais medidas estariam sendo ou foram tomadas nesse período para solucionar a problemática do descarte irregular de resíduos sólidos, e quais providências estariam sendo ou foram tomadas em relação ao entupimento das bocas de lobo da região.

Em resposta enviada recentemente pelo Executivo, a coordenadora executiva de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, informou que, considerando o estudo/análise da alteração no termo de referência, para incluir a possibilidade de parcerias e propagandas, entre outras medidas, o processo mencionado foi suspenso. “Após sua conclusão, será iniciado novo processo para a aquisição dos mobiliários. A licitação está prevista para este exercício, porém sem data firmada”, detalhou.

Segundo a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Simone Oliveira, ocorre diariamente a varrição de toda a região central, cobrindo totalmente o setor que compreende as vias mencionadas.

Já o coordenador executivo de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ernesto Vellosa, explica que o Município conta com equipe própria para a manutenção dos bueiros e bocas de lobo, todavia a administração firmou parceria com o sistema penitenciário (reclusos e reeducandos) para a ampliação dessas equipes. “A manutenção é efetuada durante todo o ano e intensificada a partir de outubro, visando à retirada de folhas e materiais que possam reduzir a capacidade de drenagem do sistema durante o período de chuvas, que ocorre de dezembro a março.”

Ele pontua que o sistema de drenagens compreende mais do que as bocas de lobo, por isso os serviços de manutenção envolvem limpeza e desobstrução da rede de galerias, troca e reposição de tampas de caixas de drenagem, reposição de grades dos bueiros, remodelação das sarjetas, implantação, remodelação e desobstrução de sarjetões.

“Os serviços são realizados através do monitoramento dos bueiros e bocas de lobo e a manutenção preventiva é realizada conforme o comportamento do sistema e ocorrências averiguadas. Por se tratar de atividade extremamente dinâmica, com diversas ocorrências de furtos recorrentes das grades e depredação das tampas, as demandas são analisadas diariamente e atendidas conforme a gravidade/risco à população”, completa.

O coordenador enfatiza que, usualmente, são realizadas campanhas pelo Daae e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tal como o programa “O rio começa aqui”.


Publicado em: 18 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Extraordinária da Câmara tem dez projetos em pauta nesta quinta-feira (9)

08 de maio de 2024

Dez projetos estão relacionados para a Sessão Extraordinária que ocorre na tarde desta quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. A sessão começa às 15 horas e tem transmissão...



Ajude as vítimas das chuvas

08 de maio de 2024

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil junto com a Prefeitura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inicio...



Campanha do Agasalho (08/05)

08 de maio de 2024

A Campanha do Agasalho 2024 vem com o tema "Doe amor e empatia. O frio passa, mas o gesto fica". As doações podem ser feitas até o dia 3 de agosto. Na Campanha do Agasalho 2024, podem ser doados to...



Covid-19 e dengue (08/05)

08 de maio de 2024

Araraquara registrou, nesta quarta-feira (8), mais 2 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.130 casos confirmados em 2024. Quatro pacientes estão internados, sendo 1 na enfermaria e...



Câmara aprova criação de cargo para educador de estudantes com deficiência e autismo

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara aprovaram na Sessão Ordinária desta terça-feira (7), o projeto da Prefeitura que cria o cargo de Agente de Apoio ao Estudante da Educação Especial. O...



Dia da Enfermagem

07 de maio de 2024

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio e, para celebrar a data, a Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha (Fungota) de Araraquara prepara uma programação da S...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!