Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
1110
A hidrofobia, conhecida como raiva humana, é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central (SNC) e pode levar à morte em uma semana, se não diagnosticada e tratada a tempo.
Pensando na importância dessa pauta, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou requerimento, solicitando esclarecimentos sobre medidas de profilaxia da raiva humana pós-exposição, disponibilidade de vacinas e outras ações de prevenção. O parlamentar se preocupa, principalmente, com a transmissão por mordidas de morcegos.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que o protocolo de Vigilância da Raiva é realizado pela Gerência de Zoonoses e pelo Controle de Fauna Sinantrópica, seguindo os princípios do Ministério da Saúde.
"Realiza-se recolhimento de morcegos suspeitos para exame de Raiva Animal; visita técnica em clínicas veterinárias para informar sobre a obrigatoriedade de notificação de casos suspeitos de raiva; vacinação antirrábica para animais domésticos; e vacinação emergencial de animais contactantes de morcegos", esclarece.
O setor explica que, em caso de mordedura acidental de animais suspeitos, o paciente deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, sendo ela uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento.
"O paciente deve ser encaminhado ao Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), onde passará por consulta médica, e o médico prescreverá a conduta a ser tomada", completa.
O órgão aponta que, em caso de mordedura de animal doméstico, este é acompanhado para o Sesa e analisado; já em caso de mordedura de animal silvestre, o paciente é encaminhado para tratamento com vacina ou soro.
O horário de funcionamento do Sesa é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13 às 15 horas, independentemente se forem consultas de encaminhamentos ou espontâneas.
Por fim, a Secretaria anexa um documento contendo detalhes sobre a raiva humana e suas formas de tratamento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...
A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.