Notícias



Segurança alimentar é discutida durante encerramento da 5ª Semana da Alimentação

Vereadora Luna Meyer (PDT) recebeu palestrante Rita de Cássia Pereira e representantes da Prefeitura

317


“Quem tem fome tem pressa”, a frase do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançada em 1993, ressoa com propriedade nos tempos atuais e vai ao encontro do tema “Não deixar ninguém para trás: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”, da 5ª Semana da Alimentação Saudável, que integra o Calendário Oficial de Eventos de Araraquara.

A programação, que se encerra amanhã (22), reforça a importância do assunto e abriu o leque de discussões durante a palestra “As diversas faces da segurança alimentar e nutricional”, proferida nesta sexta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal, pela professora da Uniara e doutora em Alimentos e Nutrição pela Unesp, Rita de Cássia Garcia Pereira.

Na ocasião, participaram do evento a vereadora Luna Meyer (PDT), que é membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e a coordenadora Executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.

“Temos muitos problemas de ordem estrutural em Araraquara, mas a insegurança alimentar não é um deles, embora vivenciamos isso no nosso país. Sou procurada em meu gabinete para doação de cesta básica e sempre houve um bom diálogo da Câmara com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”, enalteceu Luna.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, afirmou que o assunto merece toda a atenção especial, uma vez que o direito à alimentação é levado a sério em Araraquara: “De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, ligada à FAO, existem hoje 33 milhões de brasileiros em situação de fome e outros 65 milhões que estão em situação de insegurança alimentar, ou seja, não conseguem garantir todas as refeições ao longo do dia”.

Ainda segundo Jacqueline Barbosa, “a Câmara sempre foi sensível à política pública de segurança alimentar, inclusive foi nessa Casa que, em 2017, aprovamos a lei que instituiu a Semana da Alimentação Saudável, que integra o Calendário Oficial de Eventos de Araraquara (por meio de da Lei Municipal nº 9.024/2017, de autoria do então vereador Roger Mendes, da 17ª Legislatura)”.

“Recebemos uma Menção Especial na Categoria Governança do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro, pela estratégia ‘Araraquara sem fome’, que mostra nossa estrutura organizacional alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável no combate à fome e à pobreza. ‘O Araraquara sem Fome’ tem como seus pilares segurança alimentar, assistência social, agricultura, economia criativa e solidária, Fundo Social e Rede de Solidariedade, portanto é muita gente envolvida, mas temos mais para mostrar para o mundo”, esclareceu a coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.

Durante a explanação, a professora Rita de Cássia informou que o tema segurança alimentar nutricional é amplo e por isso congrega várias dimensões, sendo as principais delas a segurança alimentar e nutricional e a segurança dos alimentos. Ela destacou durante a palestra que a questão nutricional, que se relaciona ao alimento, à saúde das pessoas e à qualidade sanitária, têm que andar juntas para garantir dentro das políticas públicas o direito humano à alimentação adequada, “o que implica a distribuição de alimentos de qualidade, livres de contaminantes e no prato das pessoas, tendo ainda como condicionantes o controle higiênico, sanitário e nutricional”.


Publicado em: 21 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!