Notícias



Segurança responde questionamento sobre melhorias na Guarda Civil Municipal

Documento pontua a necessidade de melhorias para a segurança pública de Araraquara

Publicado por: Foto: Divulgação

162


Em agosto deste ano, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) enviou o Requerimento nº 674/2024 à Prefeitura a fim de conseguir informações sobre a necessidade de melhorias para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara.

No documento, o parlamentar questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de implantar as seguintes propostas: criação de um plano de carreira para a categoria; participação da GCM na elaboração do orçamento e na escolha da nova sede da corporação; desenvolvimento de um cronograma de capacitação e atualização contínua para os guardas civis, bem como a valorização e fortalecimento dos cargos de chefia na instituição.

Sponton também questionou o Executivo sobre a realização de reuniões periódicas com o prefeito, a ocupação da Tribuna na Câmara Municipal pelo menos uma vez a cada três meses para apresentar relatórios sobre suas atividades, equiparação salarial, com base em uma referência a ser discutida, e, por fim, a instituição de arma de fogo no turno de serviço, para proteção do guarda civil municipal e o bom cumprimento do serviço público de segurança, conforme legislação vigente.

Em resposta, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi, afirmou que há uma previsão anual de investimentos, com a substituição de coletes balísticos e reposição de uniformes, e citou a Lei Municipal nº 8.474, de 3 de junho de 2015, que estabelece o porte de arma de fogo funcional aos guardas civis municipais, ficando a critério da administração municipal instituir o uso desse equipamento de trabalho.

Em relação ao plano de carreira para a categoria, o secretário informou que a iniciativa se ajusta à hierarquia da Guarda Civil Municipal, seguindo um modelo comum com cargos nomeados de forma semelhante em outros municípios, como inspetor, classe especial, classe distinta, entre outros. “Além disso, a secretaria acredita que a criação de uma comissão para estudos e sugestões é o caminho mais adequado para a elaboração de uma proposta de plano de carreira específico, que também deve estar alinhada com as diretrizes e o orçamento da administração.”

Quanto ao orçamento da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública (SMCASP), ele explica, no documento, que existem dois programas: o de Gestão das Políticas Públicas de Segurança no Município, que inclui, entre outras ações, a manutenção das atividades, o pagamento dos servidores públicos (majoritariamente guardas civis municipais e agentes de trânsito), além do programa de atividade delegada, e o Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), que abrange contratos voltados para a operação e fiscalização do trânsito, a gestão e processamento de multas e o videomonitoramento.

Sobre a participação na escolha da nova sede da GCM e o planejamento estratégico, ele explicou que a administração municipal manifestou interesse em ocupar o espaço, onde atualmente funciona a sede do 3º BPRv, localizada na Rua Castro Alves, 1271.

“Vale destacar que o edifício deverá acomodar toda a estrutura da secretaria, que inclui o Gabinete do Secretário, o Comando da GCM, o Centro de Operações e Inteligência, a Defesa Civil, a Operação e Fiscalização de Trânsito e a Gestão e Processamento de Multas. Ainda assim, esta Secretaria permanece aberta para ouvir sugestões de qualquer integrante da Guarda Civil Municipal”, finalizou Pomponi.


Publicado em: 07 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...



Câmara vota orçamento 2025, cavalgadas, ajuda financeira a entidades e outros projetos

18 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...



Refis 2024

18 de novembro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...



Marcha da Consciência Negra

18 de novembro de 2024

Araraquara realiza a 18ª edição da Marcha da Consciência Negra na quarta-feira (20), feriado nacional da Consciência Negra. A concentração terá início às 16h30 na Praça Júlio Mesquita e seguirá em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!