Notícias



Semana que valoriza compositores locais é aberta na Câmara

Celebração foi proposta pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

1923


Dando início à I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais Pedro Paulo Zavagli “Spiga”, a Mesa Redonda “Como viver de música no interior?” abordou os desafios de se viver de música no interior e na cidade de Araraquara, na noite da segunda-feira (10), no Plenário da Câmara.

 

A celebração, criada pela Lei nº 10.438/2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da Fundart, por meio de parceria realizada entre as coordenadorias de Cultura e de Patrimônio Histórico, com apoio do Sesc Araraquara. A programação será gratuita e seguirá até o dia 15 de outubro.

 

“Toda vez que vemos uma fagulha sendo acendida no coração da cidade, que enalteça e honre os seus, mas que também possibilite uma rede de mercado, de como podemos viabilizar um novo marco na cidade, é de um valor inenarrável, pois Araraquara é uma cidade potência das artes, e temos que criar, cada vez mais, políticas públicas que encampem e viabilizem isso”, afirmou Fabi, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação.

 

Para a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, “é um momento de se exteriorizar uma rede de anseios, de necessidades que estão latentes em um campo muito fecundo, que é o da composição em Araraquara, temos grandes compositores, mas também na perspectiva de construir uma rede ampla de interlocução entre as pessoas, dos compositores com a cidade e com o poder público, para que consigamos fortalecer uma área, uma linguagem historicamente muito debilitada”.

 

O gerente do Sesc Araraquara, Rafael Barcot, entende que a homenagem a Spiga é um movimento muito importante. “Trazer a memória desse artista que contribuiu tanto para a cultura de Araraquara e colocar esse artista em voga, com isso falando da cultura de Araraquara e valorizando-a.”

 

Os compositores Kris Pires e Teroca enfatizaram a importância da Semana. “Precisamos dessa conversa, principalmente nesse momento. É importante trocarmos figurinhas, voltarmos a esse escambo, a essa troca de experiências e tentarmos montar alguma coisa que ajude a classe artística no geral da cidade, que é uma cidade muito rica culturalmente, tem muitos músicos, muitos artistas, e precisamos ter um diálogo”, disse Kris. “Quando falamos de arte, falamos de educação. Só entendemos arte a partir da educação. E conseguimos confirmar a arte através da educação e vice-versa. Estamos vivendo um momento no Brasil no qual a educação foi para um lado muito complicado em termos de atender o mercado de trabalho. A educação poderia ser muito além disso e a música iria refletir o que a educação está propondo”, completou Teroca.

 

Edital

Após as discussões, foi lançando um edital para premiar e incentivar compositores locais. Por meio do edital, serão premiados três compositores de Araraquara, resultando em um show a ser realizado posteriormente. O documento na íntegra pode ser conferido no site da Prefeitura.

 

O evento contou com transmissão ao vivo da TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube). Também esteve presente o vereador Paulo Landim (PT).

 

Spiga

Filho de Ida Zavagli e de José Zavagli, Pedro Paulo Zavagli, conhecido no futebol amador como Zé Palito, o poeta, ganhou o apelido de “Spiga” por gostar de brincar com espigas de milho. Na juventude, chegou a arriscar a sorte na cidade de São Paulo, onde vivenciou a boemia paulistana, em noites de música e poesia ao lado de nomes como Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Jorge Costa, entre outros.

 

Seus poemas foram musicados por muitos artistas araraquarenses, como Kris Pires, Vinha Haddad e Teroca. Ao lado do parceiro Rogério Nóia, lançou o disco “Poetas das Vilas”, homenagem a José Roberto Terarolli, e também participou, em 2012, do programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin, na TV Cultura.

 

Sua música “Poeta Sem Rumo”, escrita com Flávio Mazzaferro da Costa e Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, foi finalista do Festival de Música Autoral de Araraquara (Fema) de 2019. A interpretação ficou a cargo de Maurício Pires.

 

Pedro foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas. Spiga faleceu no dia 13 de janeiro deste ano.

 

A programação completa da 1ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais pode ser conferida abaixo.


Publicado em: 11 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretário explica readequações na Educação e nega fechamento de escolas em Araraquara

05 de novembro de 2025

O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...



Telhado do Ginásio de Ginástica Artística precisa de manutenção, aponta documento

05 de novembro de 2025

A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova LOA 2026 em segundo turno

05 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...



Insulinas e lancetas foram distribuídas a 4200 pacientes no primeiro semestre, afirma Saúde

05 de novembro de 2025

No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...



Documento pede informações sobre frota de ônibus do transporte coletivo de Araraquara

05 de novembro de 2025

Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...



GiraFeira (09/11)

05 de novembro de 2025

A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!