1036
Dando início à I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais Pedro Paulo Zavagli “Spiga”, a Mesa Redonda “Como viver de música no interior?” abordou os desafios de se viver de música no interior e na cidade de Araraquara, na noite da segunda-feira (10), no Plenário da Câmara.
A celebração, criada pela Lei nº 10.438/2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da Fundart, por meio de parceria realizada entre as coordenadorias de Cultura e de Patrimônio Histórico, com apoio do Sesc Araraquara. A programação será gratuita e seguirá até o dia 15 de outubro.
“Toda vez que vemos uma fagulha sendo acendida no coração da cidade, que enalteça e honre os seus, mas que também possibilite uma rede de mercado, de como podemos viabilizar um novo marco na cidade, é de um valor inenarrável, pois Araraquara é uma cidade potência das artes, e temos que criar, cada vez mais, políticas públicas que encampem e viabilizem isso”, afirmou Fabi, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação.
Para a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, “é um momento de se exteriorizar uma rede de anseios, de necessidades que estão latentes em um campo muito fecundo, que é o da composição em Araraquara, temos grandes compositores, mas também na perspectiva de construir uma rede ampla de interlocução entre as pessoas, dos compositores com a cidade e com o poder público, para que consigamos fortalecer uma área, uma linguagem historicamente muito debilitada”.
O gerente do Sesc Araraquara, Rafael Barcot, entende que a homenagem a Spiga é um movimento muito importante. “Trazer a memória desse artista que contribuiu tanto para a cultura de Araraquara e colocar esse artista em voga, com isso falando da cultura de Araraquara e valorizando-a.”
Os compositores Kris Pires e Teroca enfatizaram a importância da Semana. “Precisamos dessa conversa, principalmente nesse momento. É importante trocarmos figurinhas, voltarmos a esse escambo, a essa troca de experiências e tentarmos montar alguma coisa que ajude a classe artística no geral da cidade, que é uma cidade muito rica culturalmente, tem muitos músicos, muitos artistas, e precisamos ter um diálogo”, disse Kris. “Quando falamos de arte, falamos de educação. Só entendemos arte a partir da educação. E conseguimos confirmar a arte através da educação e vice-versa. Estamos vivendo um momento no Brasil no qual a educação foi para um lado muito complicado em termos de atender o mercado de trabalho. A educação poderia ser muito além disso e a música iria refletir o que a educação está propondo”, completou Teroca.
Edital
Após as discussões, foi lançando um edital para premiar e incentivar compositores locais. Por meio do edital, serão premiados três compositores de Araraquara, resultando em um show a ser realizado posteriormente. O documento na íntegra pode ser conferido no site da Prefeitura.
O evento contou com transmissão ao vivo da TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube). Também esteve presente o vereador Paulo Landim (PT).
Spiga
Filho de Ida Zavagli e de José Zavagli, Pedro Paulo Zavagli, conhecido no futebol amador como Zé Palito, o poeta, ganhou o apelido de “Spiga” por gostar de brincar com espigas de milho. Na juventude, chegou a arriscar a sorte na cidade de São Paulo, onde vivenciou a boemia paulistana, em noites de música e poesia ao lado de nomes como Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Jorge Costa, entre outros.
Seus poemas foram musicados por muitos artistas araraquarenses, como Kris Pires, Vinha Haddad e Teroca. Ao lado do parceiro Rogério Nóia, lançou o disco “Poetas das Vilas”, homenagem a José Roberto Terarolli, e também participou, em 2012, do programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin, na TV Cultura.
Sua música “Poeta Sem Rumo”, escrita com Flávio Mazzaferro da Costa e Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, foi finalista do Festival de Música Autoral de Araraquara (Fema) de 2019. A interpretação ficou a cargo de Maurício Pires.
Pedro foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas. Spiga faleceu no dia 13 de janeiro deste ano.
A programação completa da 1ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais pode ser conferida abaixo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.