Notícias



Sessão Solene da Câmara celebra o Dia Municipal do Capelão

Evento entregou homenagens a capelães e tem objetivo de conscientizar sobre a importância do trabalho religioso voluntário realizado junto à comunidade

2190


Uma Sessão Solene da Câmara Municipal celebrou o Dia Municipal do Capelão, na noite de quarta-feira (21), no Plenário do Legislativo. A data foi instituída por lei municipal de autoria do ex-vereador Pastor Raimundo Bezerra (17ª Legislatura) e tem o objetivo de levar conscientização sobre a importância do trabalho religioso realizado de forma voluntária em instituições sociais na comunidade.

 

Presidida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), a solenidade teve entrega de diplomas de reconhecimento a capelães que prestam serviços em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e na comunidade. A capelania não é vinculada a alguma religião específica, podendo agregar pessoas de diversas denominações religiosas.

 

“O capelão chega em um momento de guerra, de dificuldade, levando a salvação. Um trabalho de grande importância e que tem uma justificativa: a prática do amor por Cristo e pelo próximo, levar a esperança aos aflitos quando eles relatam suas dores e medos aos ouvidos atentos de pessoas dispostas a ajudar. Um trabalho humanitário, de solidariedade”, afirmou Sponton.

 

Raimundo Bezerra não pôde participar do evento e enviou um vídeo exibido ao público presente. “O capelão é aquela pessoa que arruma um tempo para se dedicar ao próximo. Visita os asilos, presídios, instituições de menores, hospitais. Demonstra esse amor ao próximo através de atitudes. Poderíamos ficar o mês inteiro prestando homenagem a vocês e ainda seria pouco, por aquilo que vocês fazem em prol da sociedade”, disse o ex-parlamentar.

 

A coordenadora do Núcleo PMs de Cristo de Araraquara e Região, capelã cabo PM Silmara Regina Corrêa Figueiredo, recordou o início da história da capelania. “Ela foi iniciada por volta do ano 1700, quando um determinado rei mandou seu sacerdote ir junto com seus soldados à guerra para prestar a eles um apoio espiritual. Quando a guerra ficava amena e tinha tempos de paz, ele retornava para dar assistência espiritual ao rei”, declarou.

 

“Esse trabalho não é colocado em mídias, não tem holofotes, porque o capelão chega em um momento em que alguém está guerreando contra uma depressão, contra traumas, planejando um suicídio. O capelão chega com uma palavra de vida e esperança”, complementou Silmara.

 

O capelão sargento PM José Américo Araújo informou que a capelania da Polícia Militar teve seu início há 31 anos, com a criação dos PMs de Cristo. Na região de Araraquara, o grupo está presente há sete anos. De 19 municípios que integram o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), apenas três não possuem a figura do capelão na PM. “É um papel muito importante. Cada capelão que aqui se encontra deve ser fortalecido pelas orações de cada um de vocês, porque ele necessita também. É um ser humano”, destacou Araújo.

 

Homenagens

Foram agraciados com a entrega de diplomas os capelães Rogério Córdoba, Benedito Zacarias de Oliveira, Paulo Roberto Pereira de Souza, José Cláudio Corso e Luís Carlos da Silva, além dos capelães PM sargento José Américo Araújo e cabo Silmara Regina Corrêa Figueiredo.

 

Aspirantes a capelão que participam de curso de formação e estavam presentes na solenidade também receberam homenagens: Miqueias Daniel Pavanelo e Caio Antônio Alves.

 

Três capelães utilizaram a palavra em nome dos homenageados. “Temos feito um trabalho tão especial. E o reconhecimento disso preenche nossos corações de tal modo que nos renova a continuarmos motivados”, disse Paulo Souza.

 

“Gostaria de agradecer, em nome dos colegas capelães, por essa maravilhosa homenagem, que enche nosso coração de ânimo, orgulho e força para seguirmos em frente”, afirmou José Cláudio Corso.

 

“É uma honra estar aqui nesta noite. Estou ‘estourando’ de alegria. Deus coloca nos nossos corações uma missão. A minha missão é levar a mensagem do Senhor às penitenciárias do estado, à cidade de Araraquara, aos hospitais, às ruas, às favelas do Rio de Janeiro. Vamos continuar com essa obra, que vai crescer a cada dia mais”, relatou Luís Carlos da Silva.

 

A Sessão Solene do Dia Municipal do Capelão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 22 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!