Notícias



Sismar critica privatização da CTA na Câmara; funcionário diz que falta planejamento

Confira resumo da sessão ordinária de 11 de novembro

425


Credenciado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara (Sismar), Geraldo José Agassi de Oliveira, funcionário aposentado da CTA, criticou a possibilidade de privatização da empresa. Dia 19 de novembro, às 9 horas, haverá audiência pública para formatar o edital de concessão das linhas da companhia. O pronunciamento foi feito durante a 86ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal na terça-feira (11).

 

De acordo com ele, o maior problema da empresa é não ter planejamento e transparência. “A CTA não tem dívida com fornecedores e com bancos, as contas em dia. A dívida de R$ 11 milhões que a diretoria diz que tem, nunca foi detalhada, ninguém tem acesso”, afirmou. “A empresa sofre ataques e rasteiras o tempo todo”.

 

A ampliação das linhas da Paraty e o aditamento do contrato permitindo a venda dos cartões aos usuários também foi criticada. “A Paraty é concorrente, é permissionária; tirou clientes do vale transporte, e só recentemente direção tomou providências. A CTA não departamento comercial. Não tem projeto, não tem planejamento”, frisou.

 

Despesas

“Tiraram o pedágio, a administração da rodoviária, tiraram as receitas da CTA e só deixaram as despesas e agora querem terceirizar as linhas e vão demitir 600 funcionários; vão deixar 600 famílias desamparadas”, disse. “Tem funcionário com 30 anos de carreira que nunca trabalhou em outra empresa”.

 

Segundo Oliveira, ao ser questionado sobre o horário da audiência pública “que não permitirá a participação dos funcionários, um diretor teria dito que “funcionário não tem que participar; a situação já está resolvida, vamos pedir para quem ganhar para ver se dá para manter alguns”.

 

Na opinião dele, a terceirização não resolverá os problemas. Oliveira destacou que nas cidades onde o transporte coletivo foi privatizado, o poder público acaba subsidiando as empresas. “Os vereadores vão acabar votando subsídios para as empresas que assumirem o lugar da CTA”, preconizou.

 

Auditoria

Por fim, Oliveira defendeu uma auditoria na Companhia. “É o prefeito quem decide e manda; por isso, a Prefeitura deveria exigir uma auditoria para saber por que acabou essa empresa de 57 anos”. E reiterou que “a CTA tem essa dívida toda que a diretoria diz que tem, o que falta é planejamento”.

 

Para o vereador Dr. Lapena (PSDB), “seria salutar realizar uma auditoria”. Ele disse ter feito uma indicação com esta proposta, mas não obteve resposta. Ele questionou a situação dos funcionários e ponderou que “não há possibilidade de expansão, os direitos trabalhistas não estão sendo recolhidos”. Sobre a proposta de terceirização das linhas, Dr. Lapena frisou que “é um jogo de cartas marcadas, quem manda já decidiu”.

 

O vereador Donizete Simioni (PT) afirmou estar “cada vez mais convicto de que CTA não precisa ser privatizada,as o governo insiste; o governo precisa falar porque precisa  e porque chegou a essa situação”. Para ele, “o governo “não explica de onde vêm as dívidas; não faz seu papel, que é de procurar alternativas para não privatizar, como buscar recursos federais para mobilidade urbana e transporte coletivo”. Simioni observou que “será o fim de um patrimônio histórico”.

 

Já Elias Chediek (PMDB), defendeu reunião entre diretores e funcionários da CTA e a Câmara Municipal para esclarecer definitivamente a situação da empresa. Ele criticou o que chamou de partidarização da administração da Companhia. “A CTA funcionou até prefeitura não ter ações, quando passou controlar 86% das ações, foi imposta a política partidária e a empresa degringolou; as empresas públicas que comandam o transporte estão na mesma situação”, concluiu.

 

Projetos

Os vereadores aprovaram a abertura de crédito adicional especial, até o limite de R$ 356.865,99, para aquisição de equipamentos para a Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves” (Fungota).

 

Outro projeto aprovado amplia para 15 o número de vagas de enfermeiro na área de Obstetrícia da Maternidade Gota de Leite.

 

Do vereador Roberval Fraiz (PMDB) foi aprovado em única discussão e votação projeto de lei denominando Rua Odette Ramos Haddad a via pública conhecida como Avenida 02 do loteamento Residencial Veredas do Campo.

 

Requerimentos

Foram aprovados dois requerimentos incluindo matérias jornalísticas nos Arquivos Históricos da Câmara. O primeiro, de autoria do vereador Elias Chediek (PMDB), foi publicado no jornal "O Imparcial", edição de 15 de outubro, sob o título “Candoca é homenageado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu”.

 

O segundo, proposta pelo vereador Doutor Helder (PPS), foi publicado na Revista Comércio Indústria e Agronegócio, edição de outubro/2014, intitulada “Adalberto Lucatelli - o homem que trouxe o Corpo de Bombeiros para a nossa cidade”.


Publicado em: 11 de novembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!