Notícias



Solenidade on-line comemora 20 anos de Comad

Evento contou com a presença dos ex-presidentes do Conselho Municipal de combate às drogas

1974


Um evento virtual, realizado na tarde da quarta-feira (21), marcou a celebração dos 20 anos do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e de Participação Popular.

O presidente da Escola do Legislativo (EL), vereador Guilherme Bianco (PCdoB), representando o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluísio Boi (MDB), abriu os trabalhos. “Nesse momento pelo qual o Brasil passa, de uma ampla crise estrutural, financeira, social e política, esse tema de políticas públicas de combate às drogas vem à pauta e também entra no grande eixo político para que a gente possa ampliar as discussões e conseguir construir novos horizontes para essa pauta.”

Para a primeira presidente do Comad, entre os anos de 2001 e 2004, e voluntária do Amor Exigente em Araraquara há 26 anos, Maria Lúcia de Oliveira Gil, Araraquara está sempre à frente no trabalho de combate às drogas, pois reúne pessoas que se preocupam com as crianças, adolescentes e jovens, almejando um futuro em que possam viver livres e fazer boas escolhas. “Acredito muito nessa união do poder público, do poder judiciário e da sociedade civil. Assim estaremos a favor da vida longe das drogas e de comportamentos inadequados. Precisamos investir na prevenção antes que as coisas ruins aconteçam.”

Psicólogo, antropólogo, especialista em intervenção familiar (psicoterapia e orientação), doutor na área de Antropologia Visual pela Unicamp e presidente do Comad entre 2005 e 2010, Murilo José D’Almeida Machado, lembrou os fóruns realizados para discutir o tema. “É um problema de complexa solução, já que envolve uma doença chamada dependência de substâncias psicoativas, que é uma doença muito difícil. Ela precisa de um acompanhamento psicológico para as pessoas que têm a dependência e necessita da união de vários setores.”

Presidente de 2012 a 2016 do Comad, fundador e presidente da ONG “Legal é Prevenir” e conselheiro tutelar de Araraquara, Márcio William Servino entende que os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre se preocuparam com o tema. “As dificuldades que temos hoje, algumas são ainda lá de trás, de 20 anos. Tivemos um aumento vertiginoso e novas drogas surgiram. Hoje, temos o crack de forma avassaladora na nossa sociedade e é necessário que políticas acompanhem isso, e a Câmara Municipal fez muito.”

Já o presidente do Comad de 2017 a 2018, formado em Teologia, e conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Araraquara e da Associação Amigos da Vida de Araraquara, Ari Silva Simões Braga, afirmou que aprendeu muito nos anos à frente do conselho. “Infelizmente, o problema das drogas está em grande número de famílias, e as crianças são diretamente afetadas por esses problemas. Então procuramos desenvolver trabalhos para prevenir o uso da droga.”

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, afirmou que a pasta dialoga permanentemente para facilitar o trabalho do conselho. “O Comad tem o papel de fiscalizar a política pública do município, mas também de somar na formulação dessa política pública. Precisamos ser parceiros e é claro que todas as secretarias do município precisam estar envolvidas.”

Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Clélia Maria Candido; o secretário do Comad, José Guilherme Cagnin; os representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Paulo Albano e Luciana Sanches; a conselheira do Comad e gestora do Caps AD Araraquara, Stella Dias; a técnica em enfermagem, Anastácia Cristina Santos; e o representante do Comad de Indaiatuba, capelão Gerson Luiz.

 

Comad

Instituído pela Lei Municipal nº 5.698/2001, e posteriormente reformulado pela Lei Municipal nº 9.045/2017, o conselho é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, destinado a integrar, de forma conjunta e articulada, os órgãos de níveis federal, estadual e municipal que compõem o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes.

O Comad tem por objetivo desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção quanto ao uso indevido e o abuso de drogas, cooperar com serviços que visem ao encaminhamento e tratamento de dependentes de drogas e entorpecentes, e incentivar estudos e pesquisas sobre o problema do uso indevido e abusivo de entorpecentes e substâncias que determinam dependências físicas ou psíquicas.

Solenidade on-line comemora 20 anos de Comad

 


Publicado em: 21 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Dominó precisa de manutenção

09 de dezembro de 2025

Nas Indicações nº 5478 e 5479, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos) solicita que a Prefeitura realize a manutenção em bancos de concreto e a poda de árvores da...



Coral da Uniara faz apresentação especial de Natal na Câmara

08 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal recebeu, na noite desta segunda-feira (8), uma apresentação natalina do Coral da Uniara. Realizado no saguão da Casa de Leis, a abertura do evento foi anunciada pelo president...



Câmara entrega Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho

08 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realizou, na noite desta sexta-feira (5), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.   Aprovada e...



Novos vetos do prefeito a emendas de vereadores ao orçamento serão votados pela Câmara

08 de dezembro de 2025

Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (9) para a 45ª Sessão Ordinária desta legislatura, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pela internet.   A Ordem...



Andamento de reforma da Capela do Cemitério São Bento é alvo de questionamentos

08 de dezembro de 2025

A capela localizada no Cemitério São Bento, reconhecida como patrimônio público e incluída no Plano Diretor desde 2005, está fechada há mais de três anos aguardando projeto de restauração e medidas...



Exposição na Câmara celebra carreira de Sérgio Clérice, ‘El Gringo’, no futebol

08 de dezembro de 2025

A Câmara Municipal realiza até a próxima segunda-feira (15) exposição que celebra Sérgio Clérice, ex-jogador, técnico e empresário de futebol, com passagens pela Ferroviária e outros clubes brasile...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!